18/05/2022 Sec. de Desenvolvimento Social e Habitação

Prefeitura publica edital para contratar serviço de castração de cães e gatos

“Melhores Amigos – Bicho sente como gente” é parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Agudo

Após anos de espera, o município de Agudo avança no controle populacional de cães e gatos. A Prefeitura de Agudo, em parceria com o Governo do Estado, lançou edital de pregão presencial com a finalidade de receber propostas e documentos de habilitac¸a~o, objetivando a contratac¸a~o de empresa especializada para esterilizac¸a~o ciru´rgica de ca~es e gatos fêmea em situaça~o de rua e semidomiciliados.

A previsão é que sejam investimos até R$ 70.000,00, com recursos provenientes do Programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”, promovido pelo Governo do estado, além de contrapartida do município.

“Este será o maior investimento já realizado pela Prefeitura de Agudo para a castração de animais da história do Município”, destaca a Secretária Municipal de Administração e Gestão, Daniela Camargo.

O vice-prefeito, Pedrinho Müller, também ressalta a relevância das organizações da causa animal de Agudo, e destacou a implementação do Conselho de Bem-Estar Animal, criado a partir de uma Lei de autoria do Prefeito Kittel, em 2021.

Os animais atendidos serão cães e gatos fêmeas em situação de rua, semi-domiciliados, comunitários ou pertencentes a famílias reconhecidamente em estado de vulnerabilidade. O edital prevê a esterilizac¸a~o ciru´rgica através da te´cnica ciru´rgica pelo flanco do tipo ova´rio histerectomia, utilizando inciso~es do tipo miniceliotomia (1cm a 3cm) e auxi´lio de gancho de Snook, além de anestesia deve ser inalato´ria.

Conheça o programa

A execução do programa Melhores Amigos – Bicho sente como gente é possível devido à Lei Complementar 15.595, de 19 de janeiro de 2021, do executivo estadual que dá competência à Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) para tratar das políticas públicas ligadas à proteção e aos direitos animais. Assim, o Estado passa a ser um dos primeiros no Brasil a criar políticas públicas, apoiando ações junto aos municípios para a garantia dos direitos dos animais domésticos, urbanos, rurais e comunitários e de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.