Secretaria
A Secretaria

Secretário

Luivonir Dorneles

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo é responsável por incentivar e orientar o fomento das atividades industrial e comercial, visando o desenvolvimento econômico municipal. Promover e difundir a cultura, em todas as suas manifestações, além de planejar, coordenar, apoiar e supervisionar as atividades e iniciativas que propiciem o acesso da população as atividades culturais. Também é responsável por divulgar os pontos turísticos de Agudo, bem como, ser parceira em atividades relacionadas ao aniversário do município, "Volksfest in Agudo" e "Festa do Moranguinho e da Cuca".

Whatsapp SEDECT: (55) 9 9735-2519

(55) 3265-1144 e 99735-2519

sedect@agudo.rs.gov.br

7h30min às 11h30min e 13h às 17h.

Av. Tiradentes, 1.625

Secretaria
Departamentos

Biblioteca Municipal Aldo Berger

​Telefone: (55) 3265-1926

E-mail: biblioteca@agudo.rs.gov.br

Conselho Municipal de Politica Cultural

E-mail: cmc@agudo.rs.gov.br

Entidades de Representação Oficial

Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Freundschaft

O GDFAF foi fundado em 10 de junho de 1992, por quatro pares de dançarinos sob a coordenação da professora municipal Hildegard Wegner Roos. O grupo iniciou devido à necessidade da manutenção da cultura germânica através da dança. O significado do nome do Grupo FREUNDSCHAFT é AMIZADE. O traje típico que o grupo utiliza é da região de Wilstermarsch-Norte da Alemanha, baseado no traje original de festa, que data o ano de 1793 e está exposto em um museu de Hamburgo. O GDFAF compõe os grupos artísticos de representação oficial do Município de Agudo (decreto nº053/2014). O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Freundschaft, foi fundado em 10 de junho de 1992, devido à necessidade de resgatar a cultura alemã em nosso município. Para além da expressão artística pelo movimento do corpo, a dança preserva os costumes de uma etnia, através da vestimenta e dos acessórios, das músicas na língua alemã ou em todo o simbolismo que representa a ancestralidade. O grupo Freundschaft, sempre foi um dos responsáveis por perenizar a cultura, saberes e ritmos germânicos no município de Agudo, que tem como os principais colonizadores os imigrantes alemães e desde a sua fundação, o grupo vem representando o município em inúmeros eventos de cunho cultural, nos mais diversos locais do Rio Grande do Sul.

Professor de dança: Jorge Rockenbach
Telefone para contato: (55) 99905-3717