O evento destacou o compromisso, a criatividade e o empenho dos profissionais da rede pública municipal de ensino
A educação do município viveu uma noite de gala e celebração no dia 15 de outubro. Em alusão ao Dia do Professor, a Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia do 2º Prêmio Boas Práticas Docentes de Agudo – 2026. O evento destacou o compromisso, a criatividade e o empenho dos profissionais da rede pública municipal de ensino que transformam a rotina das salas de aula.
Iniciada em 2025, a premiação busca valorizar, dar visibilidade e incentivar o compartilhamento de experiências pedagógicas de sucesso entre as escolas da rede. Nesta edição, o evento contou com a participação de 30 docentes, reunindo educadores empenhados em inovar e qualificar os processos de aprendizagem. A solenidade teve a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Luis Henrique Kittel, o vice-prefeito Pedro Alvaro Muller Junior e a secretária municipal de Educação, Andressa Hoffmann, além de equipes diretivas, servidores e representantes de instituições parceiras.
Para a secretária municipal de Educação, Andressa Hoffmann, o prêmio representa uma oportunidade de reconhecer o trabalho desenvolvido diariamente pelos professores e incentivar a troca de experiências entre os profissionais. “Cada projeto inscrito demonstra o quanto nossos professores estão comprometidos com a aprendizagem e com o desenvolvimento dos estudantes. Valorizar essas iniciativas é reconhecer que a educação se transforma a partir do trabalho, da dedicação e da criatividade de quem está diariamente em sala de aula. Nosso objetivo é que essas boas práticas inspirem outros educadores e continuem contribuindo para a qualidade do ensino em Agudo”, destacou.
O prefeito Luis Henrique Kittel também ressaltou a importância de investir na valorização dos profissionais da educação e reconhecer o papel dos professores na formação das novas gerações. “A educação é construída por pessoas que acreditam no potencial dos nossos alunos e trabalham todos os dias para oferecer novas oportunidades. Quando reconhecemos e incentivamos boas práticas, estamos valorizando os professores e fortalecendo o futuro do nosso município. Temos orgulho dos profissionais da nossa rede e do compromisso que demonstram em fazer uma educação cada vez melhor”, afirmou.
Destaques e Vencedores por Categoria
Durante o evento, foram anunciados os projetos vencedores em seis categorias principais:
Educação Inclusiva: "Curiosos em Ação: enriquecimento curricular, protagonismo e inclusão por meio do jornal escolar", da Profª. Diana Francine Wollmann
Ensino Fundamental – Anos Finais: "Fios da Mudança", da Profª. Manuela Luiza Dotto
Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4º e 5º Anos): "Química na mão: a Ciência na massinha de modelar", da Profª. Francieli Freese
Ensino Fundamental – Alfabetização (1º ao 3º Ano): Projeto Vencedor: Saberes que passam de geração em geração", da Profª. Adriane Marisa de Oliveira Stelter
Educação Infantil: "Dinheiro em Movimento: pequenas escolhas, grandes aprendizagens", da Profª. Bruna Moro Garlet
Gestão Escolar: "Gincana Farroupilha", da EMEF Três de Maio, sob direção da Profª Pâmela Forratti
Uma das novidades trazidas nesta segunda edição foi o reconhecimento especial aos três trabalhos que obtiveram as melhores avaliações gerais da banca examinadora, sendo a primeira maior nota o projeto Curiosos em Ação, da Profª. Diana Francine Wollmann, a segunda maior nota Fios da Mudança, da Profª. Manuela Luiza Dotto e a terceira maior nota o projeto Gincana Farroupilha, so coordenação da Profª Pâmela Forratti. Além disso, as escolas participantes da categoria Gestão Escolar (EMEI Paraíso da Criança, EMEIEF Luiz Germano Poetter, EMEF D. Pedro II, EMEF Três de Maio e EMEFCM Santos Dumont) receberam prêmios para uso pedagógico e comunitário.