01/12/2020

Município recebe réplica de dinossauro

O Prefeito Valério Trebien e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Alan Müller, receberam na manhã desta terça-feira, dia 1º de dezembro, uma reconstrução em tamanho natural de dois fósseis icônicos oriundos do Município, provenientes do afloramento paleontológico Sítio Janner, na Várzea do Agudo. As peças representam o dinossauro Bagualosaurus agudoensis, que viveu na região há cerca de 230 milhões, e o cinodonte Exaeretodon riograndensis. Bagualosaurus foi descrito por Flávio Augusto Pretto e colaboradores em 2018 e é um dos primeiros representantes de sua linhagem. Seus fósseis, bastante raros, só foram encontrados no município de Agudo. Já Exaeretodon, descrito por Abdala e colaboradores em 2002, é uma das espécies triássicas coletadas em maior abundância no RS, e os afloramentos de Agudo são particularmente notáveis por preservarem uma grande quantidade de fósseis do animal. As réplicas foram produzidas a partir dos espécimes originais no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) pelo atual diretor da instituição, Dr. Flávio Augusto Pretto, com a colaboração de Débora Moro e Jossano Morais, estudantes da instituição. Os materiais usados na confecção foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Agudo.