01/11/2023 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo

Inscrições para apoio a projetos culturais e audiovisuais seguem até o próximo dia 14, em Agudo

São aproximadamente R$ 200 mil, através da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal que visa fortalecer o setor cultural e audiovisual local

O município de Agudo está com inscrições abertas para os editais de Apoio a Projetos Culturais e Audiovisuais até o próximo dia 14 de novembro. Essa iniciativa, que faz parte da Lei Paulo Gustavo, visa fortalecer o setor cultural e audiovisual local, proporcionando oportunidades para agentes culturais residentes na região.

Os editais estão abertos a uma variedade de agentes culturais, incluindo pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI), pessoas jurídicas com fins lucrativos e sem fins lucrativos, bem como coletivos ou grupos sem CNPJ representados por pessoas físicas. Isso significa que uma ampla gama de projetos culturais pode ser contemplada por meio deste programa.

Uma característica dos editais é o compromisso com a diversidade e a inclusão. As cotas étnicas-raciais estão presentes em todas as categorias, com no mínimo 20% das vagas destinadas a pessoas negras (pretas e pardas) e no mínimo 10% das vagas para pessoas indígenas. Além disso, moradores do Bairro Caiçara e do interior, bem como mulheres, receberão pontuações adicionais, reconhecendo suas contribuições para a cultura local.

As inscrições começaram no dia 16 de outubro de 2023 e os proponentes devem encaminhar a documentação obrigatória por meio do link https://agudo.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5.

Os projetos selecionados deverão ser realizados no período de até 9 meses a partir da data de seleção. Os agentes culturais contemplados deverão realizar uma contrapartida social, que será acordada com a Administração Municipal.

Apoio ao Audiovisual

No campo do audiovisual, até 13 projetos podem ser contemplados, abrangendo diversas categorias. O valor total disponível para essa categoria é de R$ 122.799,29, distribuído da seguinte forma:

• Até R$ 91.403,55 para apoio à produção de obras audiovisuais, de curta-metragem e/ou videoclipe e desenvolvimento de roteiro;
  • Até R$ 20.900,91 para apoio à realização de ação de Cinema Itinerante ou Cinema de Rua;
  • Até R$ 10.494,83 para apoio à realização de ação de Formação Audiovisual.

Apoio a Outras Áreas Culturais

Para as demais áreas da cultura, até 15 projetos podem ser contemplados, com um valor total de R$ 49.741,84. A distribuição dos recursos para essas áreas é a seguinte:

• Até R$ 34.741,84 para dança, música ou teatro;
  • Até R$ 10.000,00 para artesanato;
  • Até R$ 2.000,00 para Leitura, escrita e oralidade;
  • Até R$ 3.000,00 para Patrimônio cultural, Cultura Popular ou Manifestações Tradicionais.

Os editais representam oportunidades valiosas para artistas e agentes culturais locais desenvolverem seus projetos e contribuírem para o enriquecimento da cultura em Agudo. Os interessados podem obter mais informações e orientações sobre o processo de inscrição através dos canais de comunicação da administração municipal.