21/10/2022 Sec. de Educação e Desporto

Educação de Agudo recebe menção honrosa do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Projeto reconhecido minimiza efeitos causados pela pandemia e assegura a educação na integralidade

Os esforços da Secretaria Municipal de Educação de Agudo é destaque estadual entre as iniciativas que trabalham a busca ativa e a recuperação de aprendizagens após a pandemia do coronavírus. O importante reconhecimento é concedido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que destacou a experiência da rede municipal de ensino do município pelas potencialidades demonstradas. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 21, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.

Conforme o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, a educação de Agudo tem se destacado a partir de projetos inovadores, que engajam estudantes e professores e buscam o pertencimento das famílias nos processos de aprendizagem. “É um orgulho ver o nosso trabalho sendo reconhecido pelo Ministério Público Estadual, pois nos dá a certeza que estamos no caminho certo nesta área tão importante que é a educação”, finaliza Kittel.

No total, foram inscritas 95 práticas. Destas, foram destacadas aquelas com maior distinção, a partir de análise realizada com o apoio do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O programa “Conexões de Aprendizagem”, desenvolvido pelo município de Agudo, tem por objetivo a recuperação e ampliação do atendimento presencial dos alunos, visando minimizar os efeitos causados pela pandemia nos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais.

Para a Secretária Municipal de Educação, Emanueli Unfer, a educação municipal pode ser considerada motivo de orgulho. “Temos em Agudo uma política pública educacional que serve de referência para outros municípios, a partir da mobilização de toda a comunidade escolar”, destaca Emanueli.

Após diagnóstico formativo, realizado pelos professores da rede municipal de ensino e reuniões com equipes diretivas e professores durante o ano de 2021, a Secretaria de Educação criou estratégias e planejou um trabalho sólido e contínuo visando melhorar a qualidade de ensino da rede. O “Conexões de Aprendizagem” atende aproximadamente 300 alunos do ensino fundamental de todas as escolas do município, que tem aulas em cinco escolas “polos”.

A ocasião contou com a presença autoridades representativas do Judiciário, do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil. De Agudo, participaram o Prefeito, Luís Henrique Kittel, a Secretária de Educação e Desporto, Emanueli Unfer, e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Angela Fátima de Lima.

Mais sobre a iniciativa do Ministério Público do RS

O Ministério Publico, em conjunto com 17 instituições representativas do Poder Judiciário, do Executivo, do Legislativo, da sociedade civil e órgãos do controle social, constituíram Termo de Cooperação Interinstitucional acerca da busca ativa escolar e da recuperação das aprendizagens, pactuado em fevereiro de 2022, a partir do qual foram delineadas diversas ações. Entre estas, consta o intercambio de experiencias, com vista a fortalecer propostas metodológicas inovadoras e efetivas tanto na busca ativa escolar quanto na recuperação de aprendizagens.

Na direção de consolidar essa ação, o Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões e de suas Promotorias Regionais da Educação, criou um formulário de coleta de experiências de busca ativa e recuperação de aprendizagens. Foram inscritas 95 práticas, destas foram destacadas aquelas com maior distinção, a partir de analise realizada com o apoio do Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria.