07/02/2022

Agudo terá cursos ofertados pelo Programa “Progredir”

Programa “Progredir Geoparque Quarta Colônia” é parceria entre UFSM, Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO e Prefeitura de Agudo

\r\n\r\n

O Município de Agudo foi contemplado com a oferta de 6 (seis), por meio do Programa “Progredir Geoparque Quarta Colônia”. O projeto é fruto da parceria entre a UFSM (através da Pró-Reitoria de Extensão), o Ministério da Cidadania e o Condesus, e objetiva capacitar profissionalmente pessoas a partir de 16 anos inscritas no Cadastro Único, e atendidas pela rede de Assistência Social do município (CRAS e CREAS).

\r\n\r\n

Cada curso terá carga horária de 50 horas. Em Agudo, os cursos ofertados serão: Confecção de geoprodutos a partir de moldes de geossítios, monumentos históricos e fósseis do Geoparque Quarta Colônia; Empreendedorismo e Economia Solidária; Guiamento interpretativo nas rotas do Patrimônio Natural e Cultural do município de Agudo; Interpretação paleontológica para guias e receptivos na Quarta Colônia; O Patrimônio Natural e Cultural do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO como inspiração para o Bordado Livre; e Permacultura como ferramenta de inclusão socioeconômica e produtiva sustentáveis.

\r\n\r\n

O Prefeito Luís Henrique Kittel esteve presente na primeira reunião de alinhamento, entre prefeitura, tutores e UFSM. Na oportunidade, colocou a estrutura da administração municipal à disposição. “Esses cursos serão importantes para capacitar, estimular e ampliar o acesso ao mercado de trabalho”, disse o prefeito.

\r\n\r\n

As inscrições podem ser realizadas no CRAS e no CREAS, em Agudo.

\r\n\r\n

“Será um grande avanço para a capacitação profissional no nosso município”, destaca Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Rosângela. Ainda, conforme a titular da pasta, o Município de Agudo carece há tempo de oportunidades de aperfeiçoamento profissional e estímulos ao emprego, algo que agora está sendo visivelmente incentivado.

\r\n