Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
18/09/2025 Sec. de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Agudo firma parceria com o Estado para investir na recuperação de estradas vicinais

O valor total previsto para o projeto é de R$ 350 mil

A Prefeitura de Agudo, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), lançou um plano de trabalho voltado à recuperação da malha viária rural do município. O termo de cooperação foi assinado com o Governo do Estado nesta quinta-feira, 18, consolidando o compromisso conjunto para execução das ações.

A iniciativa prevê a realização de serviços com horas-máquinas em diversas localidades do interior, com o objetivo de restabelecer a trafegabilidade e garantir condições seguras de deslocamento para a população. A previsão é de que as máquinas iniciem os serviços já em setembro de 2025. O valor total previsto para o projeto é de R$ 350 mil, recursos que serão aplicados diretamente na recuperação da infraestrutura viária rural

O plano surge em resposta aos eventos climáticos extremos enfrentados neste ano, quando o município decretou Situação de Anormalidade em fevereiro devido à estiagem e, em junho, Situação de Emergência em razão das chuvas intensas que danificaram severamente as estradas. O prefeito Luís Henrique Kittel, que destacou a relevância da parceria. “Este é mais um passo para reconstruirmos nossa infraestrutura rural e garantirmos mais dignidade às famílias do campo”, destacou Kittel.

Para a execução das obras, está prevista a utilização da estrutura de horas-máquinas, com Caminhão Caçamba, Escavadeira Hidráulica, Motoniveladora, Rolo Compactador e Caminhão Prancha.  A ação deve beneficiar diretamente cerca de 3.500 famílias rurais, atendendo comunidades estratégicas como Porto Alves/Rincão do Pinhal, Rincão do Pinhal/Cerro da Figueira, Volta da Lagoa (Cerro Chato), Transparaíso (Linha Teutônia Sul), Volta do Porto Agudo, Canto Paraná e Estrada Artur Dickow. O secretário de Agricultura de Agudo, Fernando Dickow, ressaltou a importância da ação. “As estradas rurais são vitais para o produtor, e cada hora-máquina investida aqui representa mais facilidade para escoar a produção e mais qualidade de vida para a comunidade”, reiterou Fernando.

Serão realizadas atividades de cascalhamento, patrolamento, alargamento de vias, limpeza de bueiros e sarjetas, além de outras intervenções necessárias para restabelecer a circulação e o escoamento da produção agrícola — principal atividade econômica de grande parte das famílias agudenses. Representando o Legislativo Municipal, o vereador Everson Pato Niemeier reforçou o apoio da Câmara. “É fundamental que o Executivo e o Legislativo caminhem juntos em pautas que impactam diretamente os agricultores e suas famílias", finalizou.

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, esteve presente e destacou a importância de cada recurso para as cidades. “Temos diversas reivindicações do setor do agro e dos municípios gaúchos, mas aos poucos vamos construindo políticas públicas que ajudam no dia a dia das comunidades e fazem uma diferença enorme, com melhorias de infraestrutura que beneficiam centenas de pessoas”, enfatizou Brum.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé