18/01/2022 Sec. da Infraestrutura, Obras, Serviços e Trânsito

Vice-prefeito assina convênio com Governo do Estado para pavimentação asfáltica

Obra prevê pavimentar Avenida Euclides Kliemann, ligando a ERS-348 ao Hospital Agudo

\r\n\r\n

Nesta terça-feira (18), o vice-prefeito de Agudo, Pedrinho Müller, assinou com o Governo do Estado, o convênio que habilita o município para prosseguir com o projeto de pavimentação da Avenida Euclides Kliemann, por meio do programa “PAVIMENTA RS”.

\r\n\r\n

“Hoje damos mais um passo importante em relação aos projetos de infraestrutura que vão posicionar Agudo como um município referência”, destaca Pedrinho. O vice-prefeito também relembrou a relevância histórica da obra de abertura da Avenida Euclides Kliemann e a ligação da ERS-348 com o Hospital, aguardada por décadas pela comunidade agudense.

\r\n\r\n

O ato de assinatura, que aconteceu em Porto Alegre, foi acompanhado pelo Secretário de Obras de Agudo, Maurício Ângelo, e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Luiz Carlos Busato, e demais autoridades do Governo do Estado.

\r\n\r\n

Para o secretário Luiz Carlos Busato, que coordena o programa no Governo do Estado, o Pavimenta representa uma mudança na forma de fazer gestão. “Não foi o Estado quem decidiu, de cima para baixo, que melhorias deveriam ser feitas nas cidades. Foram os prefeitos — que conhecem o dia a dia e a realidade de sua gente — que indicaram. Estamos falando de um investimento que vai passar na frente da casa das pessoas, na rua da escola ou da fábrica. Ou seja, o Estado cada vez mais perto das comunidades. Todas essas conquistas foram pavimentadas através de muito diálogo das administrações municipais com o governo do Estado ao longo deste ano e também graças à reestruturação financeira promovida na atual gestão do Estado com o apoio da Assembleia Legislativa”, afirmou Busato.

\r\nO PROJETO

\r\n\r\n

O projeto agudense prevê a pavimentação asfáltica na Avenida Euclides Kliemann, que ligará a ERS 348 ao Hospital Agudo, com a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Hermes.

\r\n\r\n

A estrada, que atualmente ainda não aberta, dará acesso direto ao Hospital Agudo e irá reduzir em mais de 70% o tempo necessário para acesso à rodovia, principal acesso para cidades da Quarta Colônia.

\r\n\r\n

O Secretário de Obras de Agudo, Maurício Ângelo, avalia que a obra representa também uma importante rota alternativa para o escoamento da safra, evitando o tráfego de veículos pesados pelas vias centrais da cidade, reduzindo assim o risco com acidentes. “Além dos benefícios urbanísticos, de tráfego e segurança, esta via facilitará o acesso a bens públicos, como escolas”, completa Maurício.

\r\n\r\n

O investimento previsto é de R$2.025.260,51, sendo R$ 800.000,00 oriundos do Governo do Estado e o restante de contrapartida do Município.

PAVIMENTA RS

\r\n\r\n

O Programa Pavimenta RS é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR) e visa ampliar e qualificar a infraestrutura viária dos municípios gaúchos. Nas avaliações, foram levados em consideração critérios técnicos e socioeconômicos.

\r\n