28/08/2019

Realizada audiência pública sobre o Geoparque Quarta Colônia

Foi realizada nesta terça-feira, dia 27, na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública sobre o projeto Geoparque Quarta Colônia.  A Audiência foi conduzida pela Universidade Federal de Santa Maria e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS). O objetivo foi sensibilizar a comunidade e agregar mais pessoas ao projeto que visa a certificação da Quarta Colônia como Geoparque Mundial da Unesco. As audiências estão ocorrendo nos nove municípios que integram a Quarta Colônia.

Os Geoparques são territórios reconhecidos pela UNESCO (um município ou um conjunto de municípios) onde a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade, seja no turismo, na criação de produtos, na gastronomia, no artesanato e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico-geomorfológico (rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens, fosseis) em associação com a cultura humana local.