02/12/2022 Sec. de Educação e Desporto

Programa de Educação do município é referência na região

Programa Conexões de Aprendizagem tem objetivo a recuperação e ampliação de atendimento presencial na área da Educação

Ontem, 01, ocorreu, em Santa Maria, o Encontro Regional da Rede de Educação, evento este que reuniu profissionais da educação da região central do Rio Grande do Sul.

Nesta oportunidade, foi apresentado o Programa Conexões de Aprendizagem, que tem objetivo a recuperação e ampliação de atendimento presencial visando minimizar os efeitos causados pela pandemia nos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais.

Após diagnóstico formativo realizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino, reuniões com Equipes Diretivas e professores (por turma) concluiu-se que existia enorme defasagem, atraso relação idade/ano, alunos que evidenciavam significativas dificuldades de aprendizagem. Por isso fez-se necessário planejar estratégias e um trabalho sólido e continuo visando a superação dessas dificuldades. Pensando nisso foi criado o Programa “Conexões de Aprendizagem”.

As turmas são compostas de, no máximo 10 alunos, para que os professores possam dedicar atenção individualizada e contemplar em seus planejamentos os diferentes níveis de aprendizagem evidenciados. No caso dos Anos Iniciais, foram desenvolvidas prioritariamente atividades de leitura e escrita, interpretativas, matemáticas, e revisão de conteúdos conforme a necessidade de cada turma/aluno, observando as peculiaridades de cada escola. No caso dos Anos Finais, os professores de cada Componente Curricular relacionaram ao final de 2021 habilidades e competências a serem priorizadas.

Cada escola escolheu um representante da Equipe Diretiva que ficou responsável pelo Programa, participando do planejamento, avaliando o processo juntamente com os professores. Os pais foram informados pela escola sobre a proposta do Programa, suas vantagens e sua importância para o desempenho do aluno, além de toda organização do mesmo (transporte, alimentação, compromisso da família). Os responsáveis pelos alunos assinaram um termo de responsabilidade.

A equipe diretiva promove diálogos entre os professores envolvidos, reavaliando, readaptando sempre que necessário às atividades, priorizando habilidades e competências evidenciadas no Currículo Emergencial, apoiando-se sempre na Base Nacional Comum Curricular.