Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
21/08/2025 Sec. de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Agudo recebe selo “Amigo da Vacina” do Governo do Estado e Ministério Público

Município foi certificado na categoria bronze pelo desempenho na cobertura vacinal da tríplice viral em crianças de um ano

Agudo está entre os municípios gaúchos certificados pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público como “Município Amigo da Vacina”, em reconhecimento às estratégias de imunização adotadas em 2024. Neste ano, mais de 6 mil vacinas foram aplicadas no município.

O município recebeu a certificação na categoria bronze, após alcançar as metas estabelecidas em uma das três vacinas avaliadas: pentavalente, tríplice viral e HPV. Agudo foi destaque na categoria “Dente de Leite”, pelo desempenho na cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Camila Kirinus Carvalho, a conquista é resultado da união de esforços das equipes de saúde. “Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, e é a prova de que cada ação, cada busca ativa, cada dose aplicada faz diferença na vida das pessoas e na proteção da nossa comunidade”, destacou.

Representando Agudo na cerimônia, Flávia Coradini, profissional da Sala de Vacinas, e Natália Fantinel, enfermeira da ESF Tia Laurinha e vacinadora, ressaltaram a importância do trabalho coletivo. “Estou muito feliz. Isso mostra o resultado do nosso empenho. Agora queremos mais: vamos trabalhar para conquistar o selo ouro na próxima edição”, destaca Flávia. “Mesmo sendo um reconhecimento simbólico, ele tem um valor imenso para quem está diariamente nessa missão”, completa Nathalia.

Além delas, participaram também os servidores Franciel Barbieri, Isabel Steyding, Natieli Silve, Tadiana Grings, Marieli Vargas e Jéssica Cerentini. A certificação leva em conta três categorias de público: Baby (pentavalente em bebês menores de um ano), Dente de Leite (tríplice viral em crianças de um ano) e Teens (HPV em adolescentes de 9 a 14 anos). Conforme o desempenho, os municípios recebem os selos ouro, prata ou bronze.

Em Agudo, diversas estratégias vêm sendo aplicadas para ampliar a cobertura vacinal: horários estendidos, campanhas de multivacinação, busca ativa nas escolas e aplicação de doses em comunidades do interior e bairros afastados. A vacinação contra o HPV, por exemplo, registrou crescimento expressivo após ações escolares, atingindo cerca de 90% de cobertura.

Além das vacinas de rotina, atualmente estão disponíveis doses contra gripe, tétano, hepatite B e, em casos específicos, vacinas especiais como pneumo 23 e acelular, ofertadas mediante indicação médica. A próxima campanha de multivacinação para crianças e adolescentes já está prevista para iniciar em outubro.

A solenidade de entrega contou com a presença da titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Arita Bergmann, da subprocuradora-geral de Justiça, Isabel Barrios, que representou o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público, Cristiane Corrales.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé