02/09/2021

Programa agudense é destaque internacional no incentivo à produção do moranguinho

Agudo é destaque na produção de moranguinho no Rio Grande do Sul, sendo que na última safra foram colhidas 500 toneladas de morango, com uma renda bruta de R$ 4,5 milhões aos fruticultores.

A Prefeitura de Agudo considerando, que o município conta com cerca de 120 produtores que investem no cultivo, e ocupam uma área de aproximadamente 15 hectares com estufas e no solo, lançou o Programa Municipal de Incentivo a Produção de Morango – PRÓ-MORANGO.

A iniciativa pretende dar suporte aos produtores rurais que desejam produzir e/ou ampliar a sua produção de morango, incentivar a permanência dos jovens no campo, como também estimular o cooperativismo e gerar emprego e renda para as famílias rurais. Serão oferecidos cursos de capacitação, assistência técnica, horas de máquinas na propriedade e espaços compartilhados em feiras municipais, entre outros benefícios.

Nesse sentido, no último sábado, 28 de Agosto, parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental do município e produtores rurais, participaram de um encontro virtual com dirigente da Associação Comercial e Industrial da província de San Lorenzo, da Argentina.

O objetivo da reunião foi realizar trocas de informações com relação à produção de morangos e também apresentar o Pró-Morango. Está em tratativas também a vinda dos argentinos para conhecer a produção agudense.

Conforme o titular da pasta, Décio Mundt, o Pró-Morango eleva Agudo um patamar internacional na agricultura, por se tratar de um programa pioneiro no incentivo aos produtores rurais.