21/01/2022 Sec. de Saúde

Prefeitura promoverá um dos maiores programas de castração de cães e gatos fêmeas da história de Agudo

“Melhores Amigos – Bicho sente como gente” é parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Agudo

\r\n\r\n

Após anos de espera, o município de Agudo avança no controle populacional de cães e gatos. A Prefeitura de Agudo, em parceria com o Governo do Estado, promoverá a edição local do Programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”.

\r\n\r\n

A prevenção de doenças que envolvam humanos e animais são essenciais para a saúde. Assim, o Programa Melhores Amigos prevê a castração de cães e gatos fêmeas, com o objetivo de promover o bem-estar animal e melhores condições de saúde à população.

\r\n\r\n

A estimativa é que seja investido R$ 70.000,00 no Programa, sendo 35 mil reais proveniente de recursos estaduais, com contrapartida de mesmo valor. Este será o maior investimento já realizado pela Prefeitura de Agudo para a castração de animais da história do Município.

\r\n\r\n

O prefeito em exercício, Pedrinho Müller, ressaltou a relevância das organizações da causa animal de Agudo, e destacou a implementação do Conselho de Bem-Estar Animal, criado a partir de uma Lei de autoria do Prefeito Kittel, em 2021.

\r\n\r\n

Os animais atendidos serão cães e gatos fêmeas em situação de rua, semi-domiciliados, comunitários ou pertencentes a famílias reconhecidamente em estado de vulnerabilidade. Para a execução do projeto, a Prefeitura terá apoio da ONG “AuJude”.

Conheça o programa

\r\n\r\n

A execução do programa Melhores Amigos – Bicho sente como gente é possível devido à Lei Complementar 15.595, de 19 de janeiro de 2021, do executivo estadual que dá competência à Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) para tratar das políticas públicas ligadas à proteção e aos direitos animais. Assim, o Estado passa a ser um dos primeiros no Brasil a criar políticas públicas, apoiando ações junto aos municípios para a garantia dos direitos dos animais domésticos, urbanos, rurais e comunitários e de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.

\r\n\r\n

"A luta pelos direitos dos animais nunca cessa. E a crueldade cometida contra eles deve ser combatida sem tréguas. Seguiremos trabalhando para criar e ampliar políticas públicas eficiente para os animais no Rio Grande do Sul", afirma Regina Becker, ativista da causa animal e secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social.

\r\n