23/09/2021 Sec. da Fazenda

Prefeitura irá promover Campanha “Imposto de Renda Solidário”, no próximo ano

Todos os inícios de anos, os brasileiros têm compromisso com a Receita Federal na declaração do Imposto de Renda. Porém, poucos sabem que parte do dinheiro arrecadado pode ser utilizado para ajudar diversas crianças, jovens e idosos agudenses.

Nesse sentido, a Prefeitura de Agudo, através de articulação do contador Maurício Barchet, irá promover a Campanha “Imposto Solidário”.

Conforme o Barchet, o potencial do Imposto de Renda para destinação aos fundos, em Agudo, é de cerca de 119 mil reais.

Qualquer contribuinte seja pessoa física ou jurídica, que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda poderá colaborar. A doação não representa nenhum gasto adicional para o contribuinte, pois representa a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente ou Fundo Municipal do Idoso. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

A destinação ocorre no ato da declaração. Os contribuintes ‘pessoa física’ podem destinar até 3% do imposto devido, e o limite para pessoa jurídica lucro real até 1%.

A reunião inicial de planejamento teve a presença do Secretário da Fazenda, Douglas Roggia dos Santos, da Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Rosângela Roubuste, e da Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Etiane Kemmerich.