Recurso foi indicado pelo deputado Adolfo Brito, e conta com contrapartida da Prefeitura
A Prefeitura de Agudo firmou, nesta quarta-feira (8), um convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a aquisição de uma nova ensiladeira colhedora de área total, que será utilizada pela Secretaria Municipal de Agricultura. O investimento, que fortalecerá a produção da agricultura familiar no município, é resultado de uma emenda parlamentar do deputado estadual Adolfo Brito, no valor de R$ 50 mil, com contrapartida superior a R$ 30 mil da Prefeitura de Agudo.
O ato de assinatura do convênio ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Fernando Dickow, e dos vereadores Tika Freitas e Lairton Unfer, que representaram o município. Também participaram o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, e representante do deputado Adolfo Brito, autor da emenda parlamentar que viabilizou a aquisição.
De acordo com o Secretário Fernando Dickow, a ensiladeira será utilizada de forma compartilhada entre os pequenos produtores rurais, por meio da Patrulha Agrícola Municipal, ampliando a capacidade de produção de silagem e garantindo maior eficiência na alimentação animal. "O equipamento permitirá o manejo de diferentes culturas, como milho, capim e sorgo, e atenderá muito bem nossos produtores rurais", destacou.
O prefeito Luís Henrique Kittel destacou que a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor agropecuário e a valorização das famílias que vivem e produzem no campo. “Cada investimento feito na agricultura familiar representa um passo a mais na construção de um meio rural mais produtivo, sustentável e digno. Essa parceria é uma conquista que trará resultados concretos para o nosso produtor”, afirmou.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, os investimentos reforçam o compromisso do governo com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento das comunidades rurais. “Essas emendas são o resultado de um trabalho conjunto entre o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, os parlamentares e os municípios. Os recursos fortalecem as estruturas produtivas locais, permitindo a aquisição de máquinas e equipamentos que aumentam a eficiência das propriedades e contribuem para o avanço tecnológico no meio rural”, analisou Covatti.
A nova ensiladeira deverá ser adquirida nos próximos meses, a partir do depósito do recurso por parte do Estado ao município, e será incorporada à frota de maquinários da Secretaria Municipal de Agricultura.