10/03/2022 Sec. da Fazenda

Prefeitura e contadores de Agudo lançam campanha de imposto de renda solidário

Potencial de arrecadação para fundos municipais de Agudo pode chegar a 119 mil reais

Todos os inícios de anos, os brasileiros têm compromisso com a Receita Federal na declaração do Imposto de Renda. Porém, poucos sabem que parte do dinheiro arrecadado pode ser utilizado para ajudar diversas crianças, jovens e idosos agudenses.

Nesse sentido, a Prefeitura de Agudo, em articulação de contadores do município e Conselhos da Criança e Adolescente (COMDICA) e do Idoso, está promovendo a Campanha “Imposto Daqui, Fica Aqui”.

“É uma doação legal, prevista na legislação tributária”, diz o contador, Maurício Barchet sobre a campanha. Barchet também reitera que o prazo para Declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas vai até o dia 29 de abril, sendo que é preciso que o contribuinte fique atento ao prazo.

A campanha objetiva incentivar a doação por qualquer cidadão que declara Imposto de Renda no modelo completo a destinação de até 3% do valor devido ou a receber para cada um dos fundos. A doação é feita diretamente durante a Declaração do Imposto, no Programa da Receita Federal, sem custo algum. O recurso doado será abatido do total a ser pago ou somado ao valor restituído. A partir deste valores, os Conselhos poderão investir em projetos na comunidade.

Um exemplo do município é o projeto social, via COMDICA, com as categorias de base do Atlético Clube Avenida, que possibilita crianças em situação de vulnerabilidade social a prática do esporte.

Quem pode doar? Qualquer cidadão que declara imposto de renda no modelo completo pode destinar até 3% do valor devido ou a receber para cada um dos fundos.

Como doar? A destinação é feita diretamente durante a declaração do imposto.

Quanto custa? Nada! O valor doado será abatido do valor total a ser pago ou somado ao valor restituído.

Para maiores informações, mande uma mensagem para a Prefeitura de Agudo nas redes sociais ou por WhatsApp, pelo número 3265-1144.