22/02/2024

Prefeitura de Agudo tem mais de 100 vagas disponíveis em cursos de qualificação profissional; veja como se inscrever

Cursos são ofertados através do programa RS Qualificação, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Agudo tem mais de 100 vagas disponíveis em cursos de qualificação, através de parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. O projeto "RS Qualificação" marca um novo capítulo na oferta de qualificação profissional para os moradores do município. A iniciativa proporcionará à cidade a oportunidade de promover uma das maiores políticas públicas de qualificação dos últimos anos, beneficiando desempregados e subocupados.

O objetivo do programa é elevar os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade em Agudo, capacitando a mão de obra local para preencher vagas atualmente ociosas por falta de profissionais qualificados. Segundo Luivonir Dorneles, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, a parceria com o Estado é uma oportunidade única para comunidade. "Os cursos oferecidos são estratégicos para atender as demandas do mercado de trabalho local, proporcionando aos participantes uma chance real de inserção profissional", destaca.

O investimento é de mais de 50 mil reais, destinado à formação profissional em quatro áreas-chave. Ao longo de 2024, serão oferecidas aulas gratuitas nas áreas de soldagem (MIG e MAG), eletricista predial, doces e salgados para festas, técnicas de vendas e negociação, e gestão financeira. Os cursos serão ministrados pelo Senai e Senac, beneficiando até 110 alunos.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Prefeitura de Agudo, a partir do dia 23 de fevereiro até dois dias antes do início das aulas. O horário de atendimento para as inscrições é das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00. Cada participante poderá indicar apenas um curso de interesse e deverá apresentar informações pessoais, documento com foto e cópia da Carteira de Trabalho (CTPS), seja física ou digital.

Em caso de mais inscritos que vagas, será realizado um sorteio público um dia antes do início do curso. Os pré-requisitos variam de acordo com o curso escolhido, sendo direcionados especialmente para desempregados, subocupados e residentes em Agudo/RS.

O prefeito Luís Henrique Kittel ressaltou que este programa se soma ao Progredir, realizado em parceria com a UFSM, que qualificou mais de 100 agudenses em diversos cursos voltados ao território do Geoparque Quarta Colônia nos últimos dois anos. "Essas iniciativas refletem nosso empenho em proporcionar oportunidades para o crescimento individual e coletivo de nossa comunidade, gerando mais emprego e renda", fala o gestor.

Os cursos oferecidos são:

1. Soldagem MAG: 15 vagas, com carga horária de 80 horas/aula, começando em 03 de junho de 2024. As aulas serão realizadas na Unidade Móvel de Soldagem Instalada no Município de Agudo, de segunda a sexta, das 18:30h às 22:30h.

2. Instalações elétricas: 15 vagas, com carga horária de 80 horas/aula, começando em 02 de março de 2024. As aulas serão no SENAI de Santa Maria, aos sábados, das 08h às 12h e das 13h às 17h, com transporte por conta do SENAI e alimentação por conta dos alunos.

3. Doces e salgados para festas: 20 vagas, com carga horária de 40 horas, começando em 27 de março de 2024. As aulas serão no Polo UAB Agudo, nas segundas, quartas e sextas, das 18h às 22h. Necessário ter, no mínimo, ensino médio incompleto.

4. Técnicas de vendas e negociação: 40 vagas, com carga horária de 40 horas, começando em 22 de abril de 2024. As aulas serão no Polo UAB Agudo, nas segundas, quartas e sextas, das 18h às 22h. Necessário ter, no mínimo, ensino fundamental completo.

5. Gestão financeira: 20 vagas, com carga horária de 18 horas, começando em 15 de maio de 2024. As aulas serão no Polo UAB Agudo, nas segundas, quartas e sextas, das 18h às 22h. Necessário se enquadrar como pessoa em vulnerabilidade social (baixa renda).