15/12/2023

Prefeitura de Agudo oferecerá mais de 100 vagas em cursos de qualificação profissional, em parceria com o Estado

Município está entre os municípios selecionados no programa RS Qualificação, da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Agudo foi selecionado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, para participar do programa RS Qualificação, marcando um novo capítulo na oferta de qualificação profissional para seus moradores. A iniciativa proporcionará à cidade a oportunidade de promover uma das maiores políticas públicas de qualificação dos últimos anos, beneficiando desempregados e subocupados.

O objetivo do programa é elevar os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade em Agudo, capacitando a mão de obra local para preencher vagas atualmente ociosas por falta de profissionais qualificados. Segundo Luivonir Dorneles, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, a parceria com o Estado é uma oportunidade única para comunidade. "Os cursos oferecidos são estratégicos para atender as demandas do mercado de trabalho local, proporcionando aos participantes uma chance real de inserção profissional", destaca.

O Estado irá repassar R$ 50 mil, valor que, somado à contrapartida de R$ 7,5 mil da Prefeitura, será destinado à formação profissional em quatro áreas-chave. Ao longo de 2024, serão oferecidas aulas gratuitas nas áreas de soldagem (MIG e MAG), eletricista predial, doces e salgados para festas, técnicas de vendas e negociação, e gestão financeira. Os cursos serão ministrados pelo Senai e Senac, beneficiando até 110 alunos. O período de inscrição e as datas para as aulas serão anunciados em breve.

A assinatura do convênio ocorreu durante uma solenidade na última quinta-feira (14), com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella. O vice-prefeito, Pedrinho Müller, participou do evento, destacando a importância dessa parceria para o desenvolvimento da cidade. "A qualificação profissional é a chave para o crescimento de Agudo. Este programa se alinha ao nosso compromisso de investir no desenvolvimento humano e econômico da nossa comunidade. É uma oportunidade única para nossos cidadãos adquirirem novas habilidades e ampliarem suas perspectivas no mercado de trabalho", diz Pedrinho Müller.

O prefeito Luís Henrique Kittel ressaltou que este programa se soma ao Progredir, realizado em parceria com a UFSM, que qualificou mais de 100 agudenses em diversos cursos voltados ao território do Geoparque Quarta Colônia nos últimos dois anos. "Estamos comprometidos em transformar Agudo em um polo de excelência em educação e qualificação profissional. Essas iniciativas refletem nosso empenho em proporcionar oportunidades para o crescimento individual e coletivo de nossa comunidade", fala o gestor.

A Prefeitura de Agudo reforça seu compromisso com o desenvolvimento local, investindo na formação profissional e abrindo portas para um futuro mais promissor para seus cidadãos. A expectativa é que os cursos propostos impulsionem a empregabilidade e contribuam para o progresso sustentável da cidade.