23/12/2020 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo

Município recebe réplica de dinossauro

O Prefeito Valério Trebien recebeu, oficialmente, na manhã desta quarta-feira, dia 23 de dezembro, a réplica do dinossauro Bagualosaurus agudoensis. A reconstrução em tamanho natural de dois fósseis icônicos oriundos do Município, provenientes do afloramento paleontológico Sítio Janner, na Várzea do Agudo, foram instalados na parte interna da Prefeitura. As peças representam o dinossauro Bagualosaurus agudoensis, que viveu na região há cerca de 230 milhões, e o cinodonte Exaeretodon riograndensis. Bagualosaurus foi descrito por Flávio Augusto Pretto e colaboradores em 2018 e é um dos primeiros representantes de sua linhagem. Seus fósseis, bastante raros, só foram encontrados no município de Agudo. Já Exaeretodon, descrito por Abdala e colaboradores em 2002, é uma das espécies triássicas coletadas em maior abundância no RS, e os afloramentos de Agudo são particularmente notáveis por preservarem uma grande quantidade de fósseis do animal. As réplicas foram produzidas a partir dos espécimes originais no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) pelo atual diretor da instituição, Dr. Flávio Augusto Pretto, com a colaboração de Débora Moro e Jossano Morais, estudantes da instituição. “Agudo é atualmente o Município com maior número de espécies de dinossauros”, salientou o Paleontólogo Flávio Augusto Pretto. Os materiais usados na confecção foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Agudo.