31/05/2022

Inaugurada primeira agroindústria de noz pecã de Agudo

“Pecã Quarta Colônia” está localizada no Cerro dos Behling

Apostando na produção e no beneficiamento de nozes, a família Kummer, do Cerro dos Behling, inaugurou na quarta-feira (25) a primeira agroindústria da fruta em Agudo. “Sempre trabalhei com tabaco, mas vimos a necessidade de apostar em uma alternativa de renda”, diz Leandro Kummer, um dos responsáveis pela “Pecã Quarta Colônia”. Conforme o agricultor, já fazem 14 anos que a família aposta na pecanicultura.

Com a agroindústria os produtores poderão atuar no processamento da noz e agregar valor à produção, com o beneficamente em formas de doces. No total, estima-se que sejam cultivados 20 hectares de nogueiras no município.

“Um investimento de coragem e dedicação, que demonstra sobretudo a paixão pela agricultura familiar”, disse o Prefeito Luís Henrique Kittel. “A Prefeitura de Agudo é parceria de quem quer produzir”, finalizou Kittel, que também parabenizou a família pelo empreendimento.

Por meio do programa “Frutas em Agudo” e “Campo em Foco”, o Executivo Municipal apoiou a formação da agroindústria com serviços de terraplanagem, assessoria técnica, transportes de materiais e manutenção de acessos à propriedade.

O ato de inauguração também contou a presença da EMATER, que realizou um dia de campo com agricultores interessados na produção de nogueiras.