18/08/2021 Sec. de Desenvolvimento Social e Habitação

“Formando Campões” pretende incentivar a prática de esportes em Agudo

O esporte é uma ferramenta essencial no combate à criminalidade, ao consumo de entorpecentes, bem como na inclusão social e no incentivo a vida saudável. Além do mais, de forma indireta, o esporte acarreta em valorização no potencial turístico e fomenta a economia local em diversas áreas.

Na última sexta, 13, o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, encaminhou a Câmara de Vereadores de Agudo o Projeto de Lei nº 60/2021, que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte – Formando Campeões. O projeto, se aprovado, estará vinculado à Secretaria de Educação e Desporto, e será o principal articulador das políticas públicas de esporte no Torrão Amigo.

Entre os principais objetivos do “Formando Campeões” está a promoção, o incentivo e o fomento ao esporte de rendimento em todas as categorias e modalidades; a implementação, a preservação e a conservação de espaços públicos destinados às práticas esportivas, inclusive a aquisição de material esportivo; a valorização dos profissionais de Educação Física e demais agentes e profissionais do esporte; a promoção e o desenvolvimento do esporte amador, em especial o esporte escolar.

Além disso, o Programa busca estimular a prática de esporte de forma habitual e correta, visando a melhorar a saúde da população, e a formação e treinamento de atletas para participarem de competições esportivas.

Conforme Kittel, o esporte é um compromisso do mandato e o "Formando Campeões" é um programa que vai revolucionar o esporte agudense.

Na prática, o “Formando Campeões” poderá dar desde incentivos à criação de programas, projetos e eventos esportivos nas diferentes modalidades, incluindo modalidades não populares e esportes radicais e esporte adaptado, como também no financiamento de projetos de criação de escolinhas.

O Programa também prevê a promoção e o incentivo do desenvolvimento do esporte de alto rendimento, por meio de patrocínios para participação em competições estaduais, nacionais e internacionais, desde o custeio de despesas de viagens de atletas em competições até o apoio a iniciativas que tenham como objetivo colocar o município de Agudo no circuito das competições estaduais, nacionais e internacionais.

Para obtenção de financiamento de projetos com recursos do Programa “Formando Campeões”, as pessoas físicas e jurídicas deverão Protocolar projeto na Prefeitura do Município, explicitando objetivos, recursos financeiros e humanos envolvidos, para fim de fixação do valor do incentivo e fiscalização posterior.