22/03/2022

Em período de seca, Dia da Mundial da Água faz alerta para a preservação

Prefeitura de Agudo promoveu na terça-feira (22) encontro para debater gestão de recursos hídricos

Criado em 22 de março de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é celebrado neste terça-feira. A data tem entre seus objetivos a preservação deste recurso natural essencial à vida e a reflexão sobre seu caráter limitado e sua distribuição justa.

Em períodos onde a estiagem severa que atinge o Rio Grande do Sul, inclusive o município de Agudo, a importância da água é ainda maior, haja vista que sua escassez impacta diretamente diversos setores agrícolas, além do próprio consumo humano e animal.

Nesse sentido, a Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental, promoveu a palestra "Gestão de Recursos Hídricos em Tempo de Seca". O evento debateu ações e iniciativas relacionadas a preservação hídrica no município e na região.

“No dia mundial da água, poder falar das ações e do trabalho que o Poder Público Municipal está desenvolvendo para minimizar os efeitos da estiagem é muito importante”, diz o Secretário Municipal de Agricultura, Giovane Neu. “Realizamos uma grande prestação de contas do que já foi realizado, do que estamos realizando e também do que ainda será feito durante o mandato do Kittel e Pedrinho”, completa Giovane.

A palestra aconteceu no Plenário Vox Populi, da Câmara de Vereadores de Agudo, e contou com facilitação do Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí e Vacacaí - Mirim, Alexandre Swarowski e do Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, Mário Damé, além de representantes do Executivo Municipal.

O vice-prefeito de Agudo, Pedrinho Müller, avalia positivamente o encontro. “Saio muito contente em ouvir dos demais palestrantes que o município de Agudo está tornando-se referência estadual na gestão dos recursos hídricos”, reitera Pedrinho.

ESTIAGEM EM AGUDO

O município de Agudo investiu, em 2022, quase 1 milhão de reais no combate à estiagem. O  aporte de R$ 921.634,39 compreende investimentos da Prefeitura, que ordenou R$ 584,434,39 de seus recursos próprios, do Estado, com cifra de R$ 265.000,00 e da União, que repassou R$ 72.200,00 ao município.

“Nosso governo está desde o início do mandato mobilizado para solucionar os problemas de recursos hídricos em Agudo, nossos agricultores merecem soluções”, diz o Prefeito Kittel. O chefe do executivo também destaca que isso é possível graças ao aumento do orçamento concedido a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental.

Os produtores rurais agudenses contaram com diversos serviços ofertados pela Prefeitura durante o período de estiagem. Destaque para a entrega de 1 milhão e 350 mil litros de água, incluindo potável e não-potável, por meio de mais de 280 viagens de deslocamento de caminhões que foram adaptados com reservatórios. O investimento para isso foi de R$ 236.000,00.