08/03/2021 Sec. de Educação e Desporto

Educação tira dúvidas sobre retorno às aulas na rede municipal

A Secretaria de Educação preparou uma série de perguntas e respostas quanto às principais dúvidas relacionadas ao retorno às aulas na rede municipal de ensino de Agudo. Veja abaixo:

?? Quais turmas vão voltar e quais não vão voltar? Todas as escolas retornam de forma remota no dia 08 de março! Cada escola tem se organizado para este retorno, respeitando os protocolos de segurança contra COVID-19, bem como considerando as necessidades de cada comunidade escolar. Para mais informações sobre como será o retorno, entre em contato com a direção da escola que seu filho está matriculado!

?? Há previsão de todas as escolas voltarem presencial? Trabalhamos com três calendários: um de retorno remoto, um de retorno híbrido e outro de retorno presencial, porém não há como afirmar uma data exata e se será possível retornar presencial, considerando o cenário instável da pandemia.

?? É obrigatório mandar meu filho para escola? Cada família assinará um termo de responsabilidade, nele irá optar por levar seu filho a escola de forma presencial ou não. Neste termo também consta as responsabilidades das famílias em relação ao ensino remoto.

?? Vai ter merenda? Assim que as crianças puderem retornar às escolas haverá merenda para todos. Caso o ensino remoto se estenda além de março, serão entregues kits de alimentos, conforme orientação e critérios determinados pelo conselho e autoridades competentes.

?? Vai ter transporte? Sim, haverá transporte escolar!

?? Qual o andamento do processo seletivo simplificado de professores? A banca ainda está avaliando as documentações, em razão de ter 578 inscritos e os examinadores cumprirem outras funções, tem demorado um pouco, mas já está quase finalizado. Tão logo concluir as avaliações, será divulgada a listagem provisória de classificação e homologação de inscrições.

?? Protocolo de distanciamento COVID-19 Foi estruturado no mês de fevereiro o COE Municipal. Este centro irá orientar e fiscalizar as ações dos COE-E locais (que são os Centros de Operações de Emergência da saúde para Educação nas escolas). Neste sentido todas as ações necessárias para um retorno escolar híbrido ou presencial estão sendo cuidadosamente pensadas e articuladas.

?? Funcionamento das escolas em tempo remoto, atendimento as famílias: Foi solicitado aos professores para que cumprissem seus horários na escola, de forma cuidadosa e responsável, considerando os protocolos das bandeiras vigentes. Assim, nos horários e turnos escolares os professores irão estudar e planejar na escola, bem como readequar documentos norteadores do fazer pedagógico. Nestes horários também serão feitos os atendimentos às crianças e às famílias, de forma remota. As atividades ou dúvidas poderão ser enviadas pela família a qualquer horário, porém o professor irá dar retorno durante seu horário de trabalho, pois os mesmos precisam ter seu horário de descanso, de estudos e dedicação a sua família. Cada equipe escolar juntamente com o professor tem se organizado para envio de materiais e retorno das atividades, produção de vídeos e recursos pedagógicos para melhor acolher a todos neste retorno.

?? Plataforma de ensino Ainda está em análise e montagem de processo licitatório para contratação e implantação de uma plataforma de estudos. Por isso neste momento ainda será utilizado WhatsApp para contato com os alunos e sua família.