27/03/2023 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo

Dinofest reuniu mais de mil famílias neste final de semana, em Agudo

Cidade “Berço dos Dinossauros” recebeu visitantes de todos os cantos da região

Agudo, cidade intitulada “Berço dos Dinossauros”, recebeu visitantes de todos os cantos da região durante o final de semana na Dinofest. A estimativa é que mais de mil famílias tenham passado pelo evento, que mexeu com a imaginação de crianças e todos aqueles apaixonados pela paleontologia.

“Tivemos um diversas atividades para as crianças, como escavações em busca de fósseis e brincadeiras educativas”, destaca a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Djulia Ziemann. Os visitantes também puderam conhecer o “Espaço dos Dinos”, local onde estão expostas réplicas em tamanho real dos dinossauros encontrados em Agudo.

Ao longo do sábado e do domingo, ações pedagógicas, como a exposição paleontológica, espaço multicultural com oficinas de pintura de rosto, brinquedos infláveis e distribuição do livro infantil “Dina & Gudo” integraram as atividades. “Estamos trabalhando o turismo com proatividade e disposição, posicionando Agudo como porta de entrada da Quarta Colônia e da Região Central”, diz o Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel.

Outra atividade prestigiada foi a escavação de fósseis, onde as crianças podem se transformar em “paleontólogos”. Em um espaço específico, exemplares fósseis são enterrados em vários níveis numa caixa com areia, onde será possível realizar uma escavação, utilizando materiais e equipamentos para descobrir os dinossauros enterrados.

Aguardado por todos, os mascotes Agudino e Agussauro e o Velociraptor robô trouxeram diversão para as famílias, que também puderam prestigiar a feira de produtos artesanais relacionados à temática paleontológica. O evento também contou com sessões de cinema e distribuição de algodão doce e pipoca.

A Dinofest foi realizada pela Prefeitura de Agudo, com patrocínio da AAGF e Atraia Comunicação Digital, e teve apoio do CAPPA/UFSM, Geoparque Quarta Colônia e Museu Paleontológico de Candelária.

BERÇO DOS DINOSSAUROS

O município de Agudo, localizado na Depressão Central Gaúcha, é o local onde foram encontrados fósseis de alguns dos mais antigos dinossauros do mundo, entre eles o Sacisaurus agudoensis; Pampadromaeus barberenai; Macrocollum Itaquii; e Erythovenator jacuiensis.  Também, além de dinossauros foram descobertos outros vertebrados fósseis, como o Exaeretodon e o Trucidocynodon que eram cinodontes, isto é, animais com “2 dentes de cão” ou ainda o Rincossauro, réptil herbívoro pertencente à linhagem ancestral dos crocodilos e das aves.

Os fósseis encontrados em Agudo estão salvaguardados no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria, instituição responsável pelas pesquisas, publicações e divulgação do patrimônio paleontológico da região da Quarta Colônia.

Em 2022, o município foi incluído, junto a mais 22 cidades da região central do RS, no Guinness Book, como o local onde foram encontrados os dinossauros mais antigos do planeta.

Documento(s)