22/03/2022 Sec. da Saúde

Comitiva agudense busca novas experiências em saúde preventiva

Gabinete da Primeira Dama e Coordenação das PICS visitaram o grupo “Saúde Popular Comunitária”, em Novo Cabrais

Com a pandemia, a promoção da saúde em todas as suas formas tornou-se tema principal entre comunidades. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também conhecidas como “PICS”, fazem referência a um conjunto de abordagens que têm uma visão mais abrangente do ser humano e dos processos de doenças.

Na última sexta-feira (18), a coordenadora das PICS em Agudo, Verônica Scardoelli, acompanhada da Primeira Dama, Tanusa Dumke, da Assessora, Lisani Drews, e da Psicóloga, Aline Rissi, visitaram o grupo “Saúde Popular Comunitária”, na localidade de Cortado, em Novo Cabrais.

O objetivo principal da ida foi conhecer a experiência exitosa da entidade em fitoterápicos e os trabalhos realizados na área da saúde preventiva. Entre esses, destaca-se o “relógio biológico humano”, onde plantas específicas são cultivadas em 12 canteiros em formato de um relógio, sendo que cada um deles corresponde a um órgão.

No “Relógio biológico humano” plantas específicas são cultivadas em 12 canteiros em formato de um relógio

Desde o ano anterior, a Prefeitura de Agudo está estruturando a implantação das PICS na rede de atenção à saúde do município, por meio de encontros com terapeutas, diagnósticos de necessidades das comunidades e estudo de projetos de referência. A previsão é que em breve, os agudenses possam ter um espaço voltado à promoção da saúde integrativa.

AS PICS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) denomina as PICS como “medicinas tradicionais e/ou complementares”, e estas foram institucionalizadas no SUS, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Atualmente, o SUS reconhece 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares, por meio de evidências científicas, que têm mostrado benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.