31/05/2022 Sec. de Educação e Desporto

Alunos da Santos Dumont formam primeira cooperativa escolar de Agudo

Assembleia de fundação da “CooperDumont” aconteceu na segunda-feira, 23 de Maio

Liderança, cooperação, empreendedorismo, inclusão social e cooperação. São esses os objetivos da primeira cooperativa escolar de Agudo. Alinhando novas metodologias pedagógicas aos princípios e valores do cooperativismo, aconteceu nesta segunda-feira, 23 de maio, a Assembleia de Fundação da Cooperativa Escolar “CooperDumont”, da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental (EMCMEF) Santos Dumont, do Bairro Caiçara.

O evento reuniu comunidade escolar, autoridades, convidados e os 29 sócios fundadores da CooperDumont. Os associados são alunos matriculados do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. “A cooperativa é importante para desenvolver um senso de cooperativismo além de ajudar a comunidade”, disse a aluna Criciane Cavalheiro.

“Não adianta mais só competir, é preciso cooperar e unir forças em projetos como esse”, salientou Kittel, que parabenizou os envolvidos na fundação. Conforme o prefeito, a CooperDumont vai ser primordial no incentivo ao empreendedorismo e no desenvolvimento pessoal dos associados.

Durante a assembleia, foram apresentados e deliberados assuntos referentes a organização e desenvolvimento dos trabalhos da Cooperativa, como o Estatuto Social e logomarca. Tudo construído pelos próprios estudantes com auxílio de professores e assessores pedagógicos. “Agudo esta de parabéns por abrir oportunidades para os seus jovens”, destacou a Coordenadora Regional do Programa União Faz a Vida, do Sicredi, Luci Fornari Abreu.

“Quanto orgulho em hoje viver este momento único, tenham orgulho desta linda caminhada que vocês construíram”, disse a Diretora da EMCMEF Santos Dumont, Fabiane Boeck. Conforme a diretora, a CooperDumont é um marco na vida da comunidade escolar e certamente trará oportunidades aos cooperados e familiares.

O Conselho de Administração e Fiscal foram eleitos para gestão 2022/2023. A liderança estará com o presidente Rhuam Douglas Rios Nunes, 15 anos, e a vice Criciane Campos Cavalheiro, 14 anos. Antes de eleitos, eles apresentaram o plano de gestão, que engloba atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo da cooperativa escolar. “A CooperDumont é para aprender a cooperação, aprender a socializar, aprender a viver”, disse Rhuam.

“Hoje se torna real um sonho que sonhamos juntos”, disse Emanueli Unfer, que também destacou a importância da união de alunos, professores e colaboradores para a formação da cooperativa. “O futuro está aqui, é tempo da nova geração e dos jovens fazerem o nosso futuro”, reiterou o vice-presidente do Sicredi Centro Serra Ciro Bavaresco.

COOPERATIVAS ESCOLARES

Conforme o Professor Everaldo Marini, assessor pedagógico das Cooperativas Escolares no Brasil e países da América Latina, o projeto estimula os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de produto, produção e venda. “Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar formam muito mais do que futuros gestores e líderes de comunidade, formam cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo”, disse.

Na CooperDumont, completa o Conselho de Administração a 1a secretária Gabriela Érica Kittel, a 2a secretária Sandrielli da Silva, o 1o tesoureiro Ryan Ricardo Soares, a 2a tesoureira Mariah Gizelda Fernandes Böck, o diretor de departamento de pesquisa Estevão Torres e a diretora de comunicação Roberta Vargas dos Reis. O Conselho Fiscal é formando pelos estudantes Andressa Padilha da Silva, Erik Henrique de Oliveira e Hevilyn da Silva Alves, tendo como suplentes os alunos Isaias Moreira da Silva, Gilnei Júnior da Silva e Diovana Danieli Guse. A orientação é realizada pela professora, Mariza Wendt Schiedt.

A previsão é de que em 2022, além da Cooperativa Escolar da EMCMEF Santos Dumont, duas outras tenham formalizadas as suas formações, na Escolas Municipais Olavo Bilac, na Linha Boêmia, e Santo Antônio, na Linha dos Pomeranos.