Evento internacional destaca o legado das Missões Jesuíticas e a origem dos povos na Quarta Colônia
Nos dias 26 e 27 de junho, o município de Agudo será palco do 1º Fórum Internacional Raízes Missioneiras da Quarta Colônia, um evento que promete resgatar e valorizar a história das Missões Jesuíticas Guaranis e sua relação direta com a formação dos povoados da Quarta Colônia de Imigração Italiana, como Agudo e Pinhal Grande.
A programação inclui palestras, debates e apresentações culturais, reunindo pesquisadores, professores e representantes de instituições nacionais e internacionais. O objetivo é ampliar o olhar sobre o papel do primeiro ciclo missioneiro, iniciado no século XVII, e sua influência nos atuais territórios da Quarta Colônia.
Segundo o professor e organizador Tiago Janner, o fórum é uma oportunidade para fortalecer a identidade histórica da região. “Queremos discutir essa expansão missioneira pelo Rio Grande do Sul, valorizando e dando ênfase às missões em sua amplitude”, explica. Ele destaca que há indícios de que o trabalho dos padres jesuítas alcançou cerca de 80% do território gaúcho, o que reforça a importância de um debate mais amplo.
As origens da Quarta Colônia estão diretamente ligadas à fundação da redução de Santa Ana, em 1633, na área onde hoje está o município de Agudo, e da redução de Nossa Senhora da Natividade, possivelmente situada no atual Pinhal Grande.
Um dos momentos mais esperados do fórum será a exposição de uma das quatro relíquias do coração do padre Roque Gonzales, mártir jesuíta canonizado em 1988. A relíquia, guardada no Mosteiro dos Monges Cartuchos, no município de Ivorá, estará disponível para visitação durante o evento. “Foi uma descoberta significativa saber que uma das quatro relíquias está aqui, na Quarta Colônia. Isso fortalece ainda mais os laços históricos e espirituais da região com o legado missioneiro”, ressalta Janner, que é mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM.
Programação
Quinta-feira, 26 de junho
18h30 – Abertura oficial
Apresentação da Orquestra Recanto Maestro
Palestras com Álvaro Theisen, coordenador do Grande Projeto Missões, e Tau Golin, historiador e professor da Universidade de Passo Fundo
Sexta-feira, 27 de junho
8h15 – Abertura da exposição do Museu uruguaio Sin Fronteras
Palestras com Júlio Quevedo (UFSM) e Artur Barcelos (FURG)
Exposição da relíquia do coração do padre Roque Gonzales, organizada pelos Monges Cartuchos de Ivorá
À tarde, o evento segue com:
13h15 – Mesa de debates com Tiago Janner, Eduardo Baptistella, Elói Piovesan e Sérgio Venturini
15h15 – Homenagem ao pesquisador Firmino Costa e encaminhamentos para a edição de 2026
15h45 – Encerramento oficial
O Fórum faz parte de uma série de ações que antecedem as celebrações dos 400 anos das Missões Jesuíticas em 2026, consolidando Agudo e a Quarta Colônia como territórios relevantes na preservação e valorização dessa herança histórica e cultural. Em Agudo, tem apoio da Prefeitura de Agudo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte.
Fonte: Rádio São Luiz (adaptado)