09/12/2023 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo

Agudo registra novo recorde e reduz em 93% tempo para abertura de empresas

As iniciativas de desburocratização e estímulo ao empreendedorismo desenvolvidas pela Prefeitura de Agudo continuam a impactar positivamente a economia local e o cenário de negócios. Conforme dados apontados pelo Mapa Painel de Empresas do Governo Federal, o tempo médio para a obtenção do CNPJ (considerando viabilidade e registro) em Agudo foi de apenas 10 horas, uma redução de 93% nos últimos anos.

O número representa uma significativa queda no comparativo com 2019. Na época, o processo para obter a licença e o alvará de funcionamento era concluído em aproximadamente 6 dias e 1 hora. Esse é o melhor desempenho registrado pelo município desde a criação do monitoramento, colocando o município à frente de outras cidades, como Santa Maria, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.

O resultado expressivo é resultado de uma série de ações implementadas pela Prefeitura. Desde 2021, a atual administração vem implementando ações destinadas a impulsionar o desenvolvimento do município, alcançando regularmente novos recordes econômicos. Agudo também se destaca na geração de empregos à nível estadual.

Entre as iniciativas de destaque estão a modernização de processos e serviços por meio de uma plataforma de protocolos digitais, a reestruturação da sala do empreendedor, a instituição da lei de liberdade econômica, a adesão ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae e articulação com organizações da sociedade civil.

O Prefeito Luís Henrique Kittel comemora o recorde alcançado e reafirma o compromisso do seu mandato em continuar investindo na desburocratização e no estímulo ao empreendedorismo. “Estamos entusiasmados com os resultados positivos na área do desenvolvimento econômico, que comprovam que estamos no caminho certo. Seguiremos atuando na redução de obstáculos burocráticos, melhorando o ambiente de negócios, ampliando as oportunidades de emprego, para tornar Agudo cada vez mais atrativo para aqueles que desejam empreender e viver”, afirmou.

Kittel ressaltou também a relevância da atualização dos serviços para agilizar os atendimentos e reduzir a burocracia, como a plataforma 1Doc e o AR-Cidadão. "O aumento no número de novas empresas em Agudo reflete nosso comprometimento com os empreendedores, evidenciando que nossa cidade proporciona um local propício para o avanço do empreendedorismo."

Ainda, conforme os dados oficias, até o mês de outubro, já foram registrados 204 novos CNPJs em Agudo, e a expectativa é que 2023 encerre como o ano com o maior número de empresas abertas na história do município.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SEGUIRÁ EM FOCO

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luivonir Dorneles, ressaltou as conquistas do município. "Com um ambiente de negócios atrativo e favorável, os empreendedores têm mais segurança para investir na cidade, gerando emprego e renda." Luivonir antecipa ainda que as perspectivas são extremamente promissoras. Com a prevista regularização do Distrito Industrial em 2024, haverá uma expansão da área disponível para a instalação de novas indústrias, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico de Agudo.

Os resultados positivos além de demonstrarem a eficácia das políticas em vigor, também fortalecem a imagem de Agudo como um destino confiável para empreendedores que buscam oportunidades de negócios. O ciclo de confiança depositada pelos empresários e desempenho positivo posiciona Agudo de maneira única como um dos líderes regionais em desenvolvimento econômico.

As informações podem ser conferidas em www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas.