29/11/2023

Agudo se destaca entre os municípios que mais geram empregos no estado

Agudo tem se destacado como um dos principais polos de geração de empregos formais no estado. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Agudo ocupa a posição de 3ª cidade gaúcha em geração de empregos com carteira assinada, considerando municípios de tamanho semelhante (FPM 1.0), atrás apenas de Serafina Corrêa e Tenente Portela.

No período de janeiro a outubro deste ano, Agudo viu a criação de 98 novos empregos com carteira assinada, consolidando sua liderança na microrregião da Quarta Colônia. Esses números revelam um total de 898 admissões, colocando o município em destaque como o 4º maior gerador de empregos entre os 35 municípios que compreendem a região central. Atrás apenas de Santa Maria, Tupanciretã e Júlio de Castilhos.

O prefeito Luís Henrique Kittel expressou sua satisfação com o desempenho econômico do município, destacando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável e a criação de oportunidades de trabalho. "Agudo está trilhando um caminho de crescimento e prosperidade, e esses números refletem o esforço conjunto de todos os setores da sociedade", diz Kittel.

O setor industrial, o comércio e os serviços foram os grandes impulsionadores desse crescimento, evidenciando a diversificação econômica de Agudo. Ainda, atualmente, o município conta com 2.433 trabalhadores com carteira assinada, alcançando o maior índice da história local.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luivonir Dorneles, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para fomentar o ambiente propício aos negócios e à geração de empregos. "Estamos trabalhando de mãos dadas com empresários e empreendedores locais para criar condições favoráveis ao desenvolvimento econômico sustentável", ressaltou Dorneles.

Mensalmente, o Ministério do Trabalho e Previdência torna públicos os dados do Caged, constituindo a principal fonte para a avaliação da criação de empregos no país. Essas informações, relacionadas às vagas formais de emprego, correspondem sempre ao mês imediatamente anterior ao da divulgação.