09/03/2022

Agudo investiu quase 1 milhão de reais no combate à estiagem

Investimentos consistem em serviços de máquinas, entrega de água e materiais e construção de redes de água

O município de Agudo investiu, em 2022, quase 1 milhão de reais no combate à estiagem. O aporte de R$ 921.634,39 foi apresentado na última terça-feira (8), pelo Prefeito Luís Henrique Kittel, em transmissão ao vivo nas redes sociais. Entre os investimentos, o maior foi o da Prefeitura, que ordenou R$ 584,434,39 de seus recursos próprios, seguido do Estado, com cifra de R$ 265.000,00 e da União, que repassou R$ 72.200,00 ao município.

“Nosso governo está desde o início do mandato mobilizado para solucionar os problemas de recursos hídricos em Agudo, nossos agricultores merecem soluções”, diz o Prefeito Kittel. O chefe do executivo também destaca que isso é possível graças ao aumento do orçamento concedido a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental.

Os produtores rurais agudenses contaram com diversos serviços ofertados pela Prefeitura durante o período de estiagem. Destaque para a entrega de 1 milhão e 350 mil litros de água, incluindo potável e não-potável, por meio de mais de 280 viagens de deslocamento de caminhões que foram adaptados com reservatórios. O investimento para isso foi de R$ 236.000,00.

Além disso, foram investidos em serviços de retroescavadeira para limpeza e abertura de bebedouros e açudes em 150 propriedades do interior município, com um aporte de R$ 96.000,00. No total, a Prefeitura distribuiu 100 caixas de água e 30 mil metros de mangueiras para famílias em situação de vulnerabilidade social do interior do município, ao custo de R$ 108.135,80.

A Secretaria de Agricultura de Agudo também divulgou o investimento de R$ 144.298,59 para a construção e ampliação de redes de água. Os projetos contemplam mais de 120 famílias nas localidades de Portos Alves, Cerro dos Behling, Linha Morro Pelado, Linha Morro Agudo e Porto Agudo. Em diferentes localidades também, 85 (oitenta e cinco) fontes protegidas de água já foram construídas, sendo 20 (vinte) apenas durante este ano.

As ações articulares com Governo do Estado e União também possibilitaram ações para amenizar os impactos da estiagem. “Fomos um dos primeiros municípios a decretar situação de emergência no Estado”, diz o titular da Agricultura, Giovane Neu. O Secretário destaca o investimento estadual para a construção de um poço artesiano na localidade de Rincão do Pinhal e da anistia de valores do Programa Troca-troca de sementes de Milho para os agricultores de Agudo.

A apresentação de prestação completa está disponível em https://bit.ly/3vRGhsU.