18/01/2024 Sec. da Fazenda

IPTU 2024: prefeitura amplia prazos de pagamento e emissão de guias poderá ser realizada diretamente no site ou via WhatsApp; confira o passo a passo

A prefeitura de Agudo divulgou nesta quinta-feira, 18, que os prazos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) foram aplicadas em 2024. Pelo novo calendário de pagamentos, o desconto de 20% para pagamento em cota única pode ser obtido até 29 de fevereiro, antes o prazo era até final de janeiro.

Além desta, há mais três opções de pagamento do imposto. Quem ainda optar pela quitação em cota única pode aproveitar um desconto de 10% para pagamento até o dia 01 de abril. Já para quem pagar até 30 de abril, o desconto será de 5%. Já aqueles que preferirem parcelar, poderão fazer em até cinco vezes sem juros, com início de pagamento no mês de junho.

O IPTU 2024 também será digital, com as guias disponibilizadas no site da prefeitura ou via WhatsApp ou e-mail, a partir do dia 22 de janeiro. As ferramentas, que estão em uso desde o ano passado, são formas mais rápidas e eficientes para a emissão dos boletos, uma vez que os contribuintes não precisam mais se deslocar até o setor de tributos da prefeitura para retirá-los. Além disso, estima-se economicidade com as impressões e redução no consumo de papel.

Para contribuintes com dificuldade de acesso à internet ou para a emissão, ainda serão disponibilizadas as guias impressas, a partir do dia 25 de janeiro. Para isso, é necessário ir até a prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30 e das 13h às 17h. Para solicitação via WhatsApp ou e-mail, que funcionará também nestes horários, basta encaminhar o pedido para o número 3265-1144 ou para o e-mail gabinete@agudo.rs.gov.br.

Passo a passo para acessar e imprimir a guia do IPTU 2024 (a partir de 22/01)

1) Acesse o portal da prefeitura neste link, disponível também em bit.ly/iptuagudo.

2) Ir na sessão “Área pública – Acesso rápido”

3) Clique em “Carnês IPTU, ISSQN e Taxas”

4) Selecione o tipo de cadastro, no caso “Imobiliário” para IPTU

5) Preenche o número do cadastro com a inscrição do imóvel (sem o dígito final 0) – disponível em qualquer carnê de anos anteriores

6) Selecione a opção de pagamento, seja cota única ou parcelamento

7) Clique em “Gerar Documento” e pronto.

O procedimento é igual tanto para pagamento em cota única como parcelado. Em caso de dúvidas, contate a Prefeitura de Agudo está disponível para auxiliar.

Para os empreendedores do município as guias para os recolhimentos dos tributos, Taxa de Vistoria, Taxa de Renovação da Vigilância Sanitária e ISSQN no exercício de 2024, também estão disponíveis nos mesmos formatos, digital ou presencial. O desconto de 20% também é concedido para aqueles que optarem pelo pagamento em cota única até 29 de fevereiro. Outra opção é o parcelamento em até duas vezes, com vencimento da 1ª parcela no dia 01 de abril de 2024 e da 2ª parcela no dia 31 de julho de 2024. Exceção é o alvará sanitário, que pode ser pago em parcela única até abril.

Passo a passo para acessar e imprimir as taxas de vistoria, alvará e ISSQN

2) Ir na sessão “Área pública – Acesso rápido”.

3) Clique em “Carnês IPTU, ISSQN e Taxas”.

4) Selecione o tipo de cadastro, no caso “Atividades” para as taxas.

5) Preenche o número do cadastro com o número do cadastro (sem o dígito final -0) – disponível em qualquer carnê de anos anteriores.

6) Selecione a opção de pagamento, seja cota única ou parcelamento.

7) Clique em “Gerar Documento” e pronto.

Com essas inovações, a Prefeitura de Agudo reforça seu compromisso com a modernização e a facilidade de acesso aos serviços públicos. A digitalização do IPTU 2024 representa um avanço significativo na busca por eficiência e comodidade, demonstrando a adaptabilidade do município às demandas da era digital. A população e os empreendedores agora contam com opções mais ágeis e sustentáveis para cumprir suas obrigações tributárias.