23/06/2023

Turismo e Cultura: Prefeitura de Agudo promoveu fórum para discutir temas

Evento foi realizado no CTG Sentinela do Jacuí, na sexta-feira, 23

Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos, experiências e ideias, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável, a diversidade cultural e a inovação no turismo e na cultura, aconteceu, nesta sexta-feira, 23, o Fórum de Turismo e Cultura de Agudo. O evento permite a discussão de temas relevantes e estratégicos para o crescimento desses setores, bem como a identificação de oportunidades e desafios que devem ser enfrentados.

Realizado no CTG Sentinela do Jacuí, durante toda a manhã e tarde, o Fórum reuniu profissionais da área, autoridades locais e membros da comunidade interessados no desenvolvimento desses setores. O evento contou com uma programação diversificada, composta por palestras e debates sobre diversas temáticas, proporcionando um espaço de diálogo aberto, colaborativo e comprometido.

Durante a abertura, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Agudo, Djulia Regina Ziemann, apresentou os avanços alcançados no município nos últimos dois anos, abordando as conquistas no campo do turismo e cultura e destacou a importância do fórum como um espaço para a troca de conhecimentos e experiências. “O papel do turismo e da cultura são forças impulsionadoras capazes de unir povos, romper barreiras e fortalecer a identidade de uma região”, disse.

Em seguida, Pedro Álvaro Müller Júnior emocionou a plateia com declamação da poesia "Gaúcho e Colono", ressaltando a importância da cultura local e da identidade regional. “Devemos assegurar que as comunidades locais sejam beneficiadas de maneira justa e que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas e isso exige um diálogo aberto e colaborativo, como esse momento proporciona”, ressaltou Pedrinho.

Durante a manhã, Maria Medianeira Padoin, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ministrou uma palestra sobre patrimônio cultural, história e memória. Através de suas experiências e conhecimentos, Padoin destacou a relevância de preservar e valorizar o legado cultural de Agudo, reconhecendo-o como parte fundamental da identidade da comunidade. Em seguida, foi a vez do professor André Soares, também da UFSM, apresentar uma palestra sobre o povoamento da Quarta Colônia antes do século XIX. Ele abordou o contexto histórico da região, enriquecendo o conhecimento dos presentes sobre as origens e trajetórias que moldaram a cidade.

Após o intervalo para almoço, o fórum retomou suas atividades com uma palestra sobre o produto turístico local, ministrada por representantes da UFSM. Eles exploraram as potencialidades turísticas de Agudo, destacando os atrativos e recursos naturais que podem ser utilizados para impulsionar o turismo na região.

Encerrando o evento, a professora Marta Rosa Borin (UFSM) proferiu uma palestra sobre a exploração do patrimônio e cultura na sala de aula. Borin destacou a importância de abordar temas culturais de forma interdisciplinar, integrando o patrimônio local no processo educativo.