Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
21/12/2023 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Saúde e bem-estar: um ano de Espaço SER

O Espaço SER oferece de forma gratuita diversas práticas integrativas e complementares em saúde para a comunidade

Em uma tarde de quarta-feira, 20, a professora Denise Braga Lopes realizou a prática de uma meditação com intuito de acalmar a mente e a respiração. Assim, iniciou a tarde de encerramento de ano do Espaço SER.
 
O Espaço SER presta serviço a mais de um ano para a comunidade, que reúne oficinas terapêuticas, práticas integrativas e atendimentos alternativos de saúde, baseados em conhecimentos tradicionais, com o objetivo de trabalhar a prevenção e o autocuidado.
 
Gratidão, palavra mais citada entre os participantes do encontro. Muitos disseram que ter o Espaço SER no município, está sendo um momento de se reencontrar e de descobrir as suas possibilidades para o físico e o emocional.
 
A coordenadora do espaço e fisioterapeuta Verônica Scardoelli ressalta que o espaço tem um papel fundamental na promoção da saúde. "O espaço SER é um local para cuidar da saúde, zelando pelo bem-estar dos munícipes. E a cada nova estapa, pretendemos ampliar as atividades", ressalta o prefeito Luís Henrique Kittel.
 
O Espaço SER oferece de forma gratuita diversas práticas integrativas e complementares em saúde para a comunidade, as quais contribuem com a saúde física e mental, como caminhadas, exercícios físicos, alongamento e meditação, dança, yoga, auriculoterapia, reiki, aromaterapia, dentre outras práticas.
 
Em dados divulgados de janeiro deste ano, até o mês de novembro, cerca de mais de 200 pacientes foram acolhidos no serviço, também mais de 120 atendimentos em Reiki em 2023, e criados 71 grupos de práticas de yoga neste ano. Já nos atendimentos em auriculoterapia, comparados com os dados de 2022 para 2023, houve um acréscimo de pacientes beneficiados, sendo em 2022, 346 atendimentos, e em 2023, 626 atendimentos.
 
A Secretária de Saúde, Graciela de Lima Barchet, destaca que “diariamente a melhora clínica é significativa dos pacientes, reafirmando nosso compromisso com abordagens holísticas e terapêuticas inovadoras”.
 
Também, no Espaço SER são realizadas atividades coletivas, tais como oficinas terapêuticas, grupos de apoio a cessação do tabagismo e grupos de educação em saúde através de rodas de conversa, sendo registrado mais de 200 atividades, entre janeiro e novembro deste ano.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé