06/11/2023 Sec. de Saúde

Saúde distribuirá BTI gratuito contra mosquito borrachudo a partir desta semana

Neste ano, 250 litros do BTI foram adquiridos e serão entregues gratuitamente nos dias 7 e 8

O Setor de Vigilância em Saúde de Agudo está se preparando para a distribuição do BTI ainda nesta semana, em um esforço para combater a proliferação do mosquito borrachudo.

Neste ano, 250 litros do BTI foram adquiridos e serão entregues gratuitamente aos líderes das comunidades do interior nos dias 7 e 8 de novembro, terça e quarta-feira. O BTI é uma ferramenta eficaz no controle das larvas de mosquito borrachudo, reduzindo a população desses insetos.

O procedimento seguirá o mesmo roteiro do ano anterior, com a aplicação do BTI prevista para o dia 09 de novembro, quinta-feira.

Terça-feira, 7 de novembro:

• 8:00 às 8:15: Rincão do Mosquito (Produtos Coloniais da Terra)
  • 8:30 às 9:00: Rincão Despraiado (CTG Sentinela do Jacuí)
  • 9:10 às 9:30: Canto Católico (Comunidade Bento Gonçalves)
  • 10:00 às 11:00: Linha Teutônia (Salão Krause)
  • 13:00 às 14:00: Linha Nova (Marechal Deodoro)
  • 14:15 às 14:30: Complexo da Serra (Arena Puntel)
  • 15:00 às 15:30: Linha dos Pomeranos (Paulo Rehbein)

Quarta-feira, 8 de novembro:

• 8:00 às 8:15: Linha das Flores (Guido Schiefelbein)
  • 9:00 às 9:30: Nova Boêmia (Aldo Hoppe)
  • 10:00 às 10:15: Cinco Esquinas
  • 11:00 às 11:15: Novo São Paulo
  • 13:30 às 14:00: Comunidade Liberdade
  • 14:15 às 14:30: Antigo Comércio Claírio Duttel
  • 15:00 às 15:30: Comércio Leandro Wachholz
  • 16:00 às 16:30: Cerro dos Prochnow (Princesa Isabel)

A aplicação do BTI neste ano está ocorrendo um pouco mais tarde em comparação com anos anteriores. Esse atraso é atribuído às condições climáticas, especificamente o aumento do volume de água nos arroios e a presença de fortes correntezas, o que torna desaconselhável a aplicação do produto. No ano passado, o BTI foi aplicado ainda no mês de outubro, o que contribuiu para conter mais cedo a proliferação do mosquito borrachudo.

A ação coordenada pelo Setor de Vigilância em Saúde é um esforço importante para o bem-estar das comunidades rurais de Agudo, ajudando a manter a qualidade de vida e a saúde dos residentes em meio a um ambiente natural desafiador. O ainda faz um apelo à comunidade para que colabore no combate ao mosquito borrachudo, tomando medidas preventivas, como o uso de repelentes e roupas apropriadas, especialmente durante os horários em que o mosquito está mais ativo.

À medida que o BTI é distribuído e aplicado, espera-se que os moradores possam desfrutar de um alívio significativo do incômodo causado pelo mosquito borrachudo e desfrutar de um ambiente rural mais saudável e agradável.