13/12/2023 Sec. de Educação e Desporto

Protagonismo da juventude rural: Dia de celebrar a formatura de jovens Agudenses

O evento de formatura aconteceu no Parque da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo/RS.

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 13, a solenidade de formatura conjunta das turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal de 2023. Cerca de 25 jovens Agudenses foram certificados.

A parceria da Prefeitura de Agudo com o Instituto Crescer Legal gerou diversos frutos à comunidade, através do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, ministrado pelo educador André Skolaude, e desempenhado por estudantes das Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, na localidade de Nova Boêmia, e EMEF 7 de Setembro, da Picada do Rio, tendo em vista que os jovens puderam através do programa fomentar o empreendedorismo rural e a valorização do trabalho no campo.

Conforme o Prefeito de Agudo, Luis Henrique Kittel, a parceria da Prefeitura com o Instituto é um investimento com o intuito de fortalecer e valorizar a agricultura familiar.

“É uma tarefa que orienta a educação em direção ao futuro, capacitando as próximas gerações para enfrentar os desafios impostos pelos tempos modernos. Ao conectarmos essa iniciativa à formação dos agricultores, estimulando o empreendedorismo, promovemos o avanço em ambas as esferas” destaca Kittel.

A Secretária de Educação e Desporto de Agudo, Emanueli Unfer, também destaca a importância da parceria, e principalmente da integração da educação com o campo nos desafios modernos enfrentados pelos jovens.

"A parceria entre a Prefeitura e o Instituto, destaca o compromisso com a educação e o estímulo ao empreendedorismo rural. A integração entre educação e campo é fundamental para enfrentar os desafios modernos, contribuindo para o avanço conjunto. Parabéns aos 25 jovens certificados, representando o futuro promissor da agricultura familiar. Também, momento de agradecer as equipes diretivas das escolas, bem como merendeiras e demais servidores, que foram essenciais para o bom andamento do curso", destaca Emanueli.

O evento de formatura aconteceu no Parque da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo/RS, e também contou com a das diretoras dos educandários Agudenses inseridos no programa, Silvia Pretzel da EMEF 7 de Setembro, e Denise Grellmann Schumacher da EMEF Olavo Bilac, além de demais autoridades, entidades, familiares de formandos e empresas parceiras do Instituto Crescer Legal.