30/11/2023 Sec. de Saúde

Prefeitura realiza a segunda aplicação do BTI em Agudo

A primeira aplicação do BTI teve início em 9 de novembro e, seguindo o planejamento estratégico, a segunda fase foi realizada recentemente, e a terceira aplicação deve ocorrer daqui há 14 dias.

A Prefeitura de Agudo realizou nesta quinta-feira, dia 30, a segunda etapa da aplicação do BTI, em combate ao mosquito borrachudo, ao longo das margens dos arroios do município. A aplicação no interior do município foi realizada por moradores, baseado em orientações realizadas pelo setor de Vigilância em Saúde municipal. Em uma ação coordenada pela Secretaria de Saúde, foram licitados e utilizados 250 litros do produto para conter a proliferação.

"A quantidade de 250 litros de BTI licitados reflete o compromisso da nossa gestão em promover ações eficazes de combate ao mosquito borrachudo, visando à proteção da saúde e ao bem-estar da população de Agudo", destaca Graciela de Lima Barchet, Secretária da Saúde.

A primeira aplicação do BTI teve início em 9 de novembro e, seguindo o planejamento estratégico, a segunda fase foi realizada recentemente. De acordo com as autoridades de saúde, essa intervenção é crucial para reduzir a população do mosquito borrachudo, minimizando os impactos nas comunidades locais e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

O BTI é uma substância biológica que age especificamente no estágio larval do mosquito, interrompendo seu ciclo de reprodução. Sua aplicação é considerada segura para o meio ambiente e para outras espécies, não representando riscos à saúde humana.

É importante ressaltar que a terceira aplicação do BTI está agendada para ocorrer 14 dias após a segunda, seguindo o protocolo recomendado para garantir a eficácia do controle do mosquito borrachudo. A periodicidade das aplicações é fundamental para assegurar a continuidade do processo de eliminação dos criadouros e, consequentemente, a redução da população desses insetos.