20/12/2022 Sec. de Administração e Gestão

Prefeitura institui turno único contínuo no verão e recursos economizamos serão destinados à construção de redes d’água

A adoção da iniciativa é comprovadamente uma medida para o equilíbrio e geração de economia considerável

A Prefeitura de Agudo passará a adotar o turno único contínuo no funcionamento das atividades administrativas do Executivo Municipal durante um período do verão, a partir do dia 21 de dezembro. A adoção da iniciativa é comprovadamente uma medida para o equilíbrio entre receitas e despesas, com geração de economia considerável em gastos com energia elétrica e água, devido às temperaturas da estação do ano, telefonia, transporte, material de expediente, combustíveis e outras despesas variáveis. Além disso, o período é considerado de readequação burocrática, uma vez que se reduzem os fluxos de atendimentos e demandas administrativas.

Os recursos economizados com a medida do turno único serão divulgados no final do período e investidos nos serviços de construção e ampliação de redes de água no interior do município. “O turno único é eficiente para a comunidade, para os servidores e é bom, principalmente, para os cofres públicos”, diz o Prefeito Luís Henrique Kittel.

A adoção do turno único não desobrigará os servidores públicos de desenvolverem suas atividades. Nesse sentido, a Secretária Municipal de Administração e Gestão, Daniela Arguilar Camargo, reitera que não haverá prejuízos aos serviços públicos e destaca que a comunidade agora terá a opção de atendimento ao meio dia, principalmente para aquelas pessoas que trabalham em horário comercial. “É uma nova possibilidade para que a comunidade visite a prefeitura e faça as suas solicitações”, finaliza Daniela.

Na área da saúde, os atendimentos seguirão até às 17 horas, mas a reorganização possibilitou também a ampliação dos atendimentos sem fechar ao meio dia. “Conseguimos organizar os serviços de forma a atender da melhor maneira a nossa população”, destaca a Secretária de Saúde, Graciela Barchet.

O turno único no Centro Administrativo, CRAS, CREAS e Assistência Social, Obras e Agricultura será cumprido no período compreendido das 07h30 às 13h30 (sem fechar ao meio dia), de segunda a sexta-feira, a partir do dia 21 de dezembro até 10 de fevereiro de 2023. Já nas Unidades de Saúde Central e Tia Laurinha (Bairro Caiçara) o funcionamento será das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio dia, a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de dezembro.

Nas datas comemorativas de final de ano também haverá mudança. No dia 23 de dezembro, antevéspera de Natal, o expediente será até às 11h30, já no dia 30 de dezembro, antevéspera de Ano Novo, não haverá expediente. As alterações se justificam em decorrência da transferência de ponto facultativo no Dia do Servidor Público, em 28 de outubro de 2022.

OUTRAS MEDIDAS DE ECONOMIA DURANTE O VERÃO

Conforme a Instrução de Serviço publicada, também estão vedados os pagamentos de horas extras para Cargos em Comissão (CC) e servidores com Função Gratificada (FG), sendo nesses casos recomendada a compensação de horários. Aos servidores de carreira, o pagamento adicional passou a estar limitado a 10 horas mensais, mediante autorização prévia.