10/05/2024 Gabinete do Prefeito

Prefeitura de Agudo viabiliza Saque Calamidade do FGTS para trabalhadores afetados pela enxurrada

Prefeitura solicita que residentes na área urbana que tenham sofrido danos em suas residências enviem endereço

A Prefeitura de Agudo iniciou os procedimentos junto à Caixa Econômica Federal visando disponibilizar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores impactados pelos estragos da recente enxurrada. O saque estará acessível aos trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas do FGTS na data de solicitação e que sofreram danos materiais decorrentes do evento climático que assolou o município no final de abril e início de maio.

Após uma reunião virtual realizada nesta quarta-feira (8) com representantes da Caixa, a Defesa Civil e demais órgãos competentes deverão atualizar uma lista contendo todos os bairros e vias afetados pelas chuvas, seguindo os critérios estabelecidos pelo banco e pela legislação nacional em vigor.

A Prefeitura informa que está em processo de atualização de uma lista com todos os endereços atingidos pelas fortes chuvas. O saque estará disponível somente após aprovação pela Caixa Econômica Federal. "Estamos focados em garantir a atenção que as pessoas precisam, e isso vai desde a área social e de infraestrutura, até mesmo as questões financeiras das famílias atingidas", declarou Gabriel Puhl, Oficial de Gabinete do Prefeito.

Para agilizar o processo, foram inicialmente listadas as áreas rurais afetadas. Portanto, a Prefeitura solicita que os trabalhadores residentes na área urbana que tenham sofrido danos em suas residências enviem para o número de WhatsApp 3265-1144 o endereço completo (rua e número) juntamente com a comprovação do dano (foto ou comprovante de pagamento/reforma), a fim de que a lista seja atualizada junto à Caixa Federal.

Conforme os critérios estabelecidos pela Caixa e pela legislação federal, têm direito ao Saque Calamidade os trabalhadores que possuam saldo disponível em suas contas vinculadas do FGTS na data da solicitação e que residam nas regiões afetadas pelo desastre natural, conforme declaração emitida pela Defesa Civil municipal. O valor do saque corresponderá ao saldo disponível, limitado à quantia de R$ 6.220 por conta vinculada ao FGTS.

COMO REALIZAR O SAQUE

PELO APP FGTS
Abra o app do FGTS em seu celular
1º passo - acesse o menu “Meus saques” e selecione 1 “Outras situações de Saques”
2º passo - selecione “Calamidade Pública”
3º passo - escolha um canal para receber o FGTS (creditar em conta ou sacar presencialmente)
4º passo - informe o seu município
5º passo - informe seu endereço
6º passo - envie seus documentos: Tire fotos dos documentos necessários direto no app, incluindo uma selfie com um documento de identificação
7º passo - verifique seus dados e confirme
8º passo - acompanhe o andamento da sua solicitação de saque

EM UMA AGÊNCIA DA CAIXA
Os cidadãos devem levar:
- Documento de identificação pessoal;
- Comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de calamidade pública;
- Comprovação de vínculo com o titular do comprovante de residência apresentado (se não for o titular da conta apresentada)

Caso não haja possibilidade de comprovação de residência por meio destes documentos, admite-se declaração emitida pela Prefeitura Municipal, a qual deve ser apresentada em papel timbrado, datada e assinada pela autoridade competente, atestando que o trabalhador é residente na área atingida. A declaração deve conter:

- Nome completo do trabalhador;
- Data de nascimento;
- Endereço completo;
- Número da inscrição do PIS/PASEP ου CPF;
- Número e data da portaria de reconhecimento do Governo Federal, bem como o cadastro de origem do endereço declarado ou a data da visita à residência do trabalhador