16/01/2024 Sec. da Infraestrutura, Obras, Serviços e Trânsito

Prefeitura de Agudo reivindica manutenção na RS-348 ao DAER

A urgência da manutenção se justifica pela deterioração das condições viárias

A Prefeitura Municipal de Agudo, através do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), vinculado à Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços e Trânsito (SIOST), enviou um ofício ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) na último segunda-feira, 15 de janeiro, solicitando uma manutenção urgente na RS-348. A correspondência foi endereçada ao superintendente regional da autarquia.

O pedido de intervenção abrange o trecho da RS-348 que vai desde a entrada de acesso ao município de Agudo, próximo ao Pórtico, até o trevo de acesso ao município de Faxinal do Soturno, onde inicia a RS-149. A urgência da manutenção se justifica pela deterioração das condições viárias, representando um risco à segurança dos usuários da rodovia.

Acompanhando o ofício, foi encaminhado um levantamento fotográfico que destaca a necessidade de limpeza nas margens da via. A visibilidade de veículos e pedestres no acostamento encontra-se comprometida, tornando vital a realização de serviços de limpeza e reforço na sinalização. A ausência de sinalização vertical e horizontal em diversos trechos é evidente, havendo locais sem placas de sinalização. Além disso, as duas pontes existentes no trajeto da RS-348 estão em estado de conservação precário.

O Secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços e Trânsito, Ederson Lipke, destaca a importância contínua da manutenção das rodovias para preservar a infraestrutura viária e, acima de tudo, garantir a segurança dos usuários. "A segurança é a nossa prioridade. Estamos cientes da importância de manter nossas estradas em boas condições para garantir a integridade dos cidadãos que as utilizam diariamente", afirmou Lipke.

O Prefeito Luís Henrique Kittel ressaltou a urgência da situação e a necessidade de uma resposta efetiva por parte do DAER. "Estamos lidando com uma questão que afeta diretamente a segurança da população. Precisamos de ações rápidas e eficazes para resolver os problemas identificados na RS-348. Contamos com a colaboração e o comprometimento do DAER para garantir a qualidade e a segurança de nossas estradas", enfatizou Kittel.

A Prefeitura de Agudo aguarda  uma resposta positiva do DAER, visando a rápida implementação das medidas necessárias para a manutenção e recuperação da RS-348, garantindo assim a segurança e o bem-estar de todos os usuários dessa importante via de acesso.