28/04/2023 Sec. de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental

Prefeitura de Agudo realiza entrega de ultrassom para produtores vinculados ao Pró-Leite

Prefeito Kittel também anunciou que serão entregues mais dois implementos

Na última quinta-feira, 27, a Prefeitura de Agudo realizou a entrega de um equipamento de ultrassom para produtores de gado de leite vinculados ao Pró-Leite. A medida tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do leite produzido e aumentar a produtividade dos criadores.

A entrega dos equipamentos de ultrassom para os produtores de gado de leite foi realizada em uma cerimônia na sala de reuniões da Cooperagudo. Durante o evento, o prefeito Luís Henrique Kittel destacou a importância da medida para o desenvolvimento da atividade leiteira na região e para o avanço do setor agropecuário. “Nosso compromisso é de apoiar o setor agropecuário, dando mais autonomia e oportunidades aos produtores rurais”, disse Kittel.

O ultrassom é uma técnica não invasiva que permite avaliar o estado de saúde dos animais e identificar possíveis doenças e anomalias. “Com a utilização desse equipamento, os produtores poderão realizar exames em suas vacas leiteiras, detectando precocemente possíveis problemas de saúde que possam comprometer a produção de leite”, destaca o Secretário de Agricultura, Giovane Neu.

Além disso, a técnica de ultrassom também é capaz de identificar a fase do ciclo reprodutivo das vacas, possibilitando aos produtores determinar o momento ideal para a inseminação artificial e aumentar as chances de sucesso no processo de reprodução.

Os produtores de gado de leite que receberam os equipamentos de ultrassom agradeceram a iniciativa da prefeitura e destacaram a importância do investimento em tecnologia para melhorar a qualidade do leite produzido e aumentar a produtividade da atividade.

Na oportunidade, o prefeito também anunciou que ainda neste ano a Prefeitura irá realizar a cedência de mais dois implementos agrícolas, sendo um subsolador e uma grade aradora. Com a entrega dos equipamentos de ultrassom, além dos implementos agrícolas, os produtores de gado de leite da região terão acesso a ferramentas importante para o monitoramento da saúde dos animais, para a otimização do processo de reprodução e produção de leite.