11/10/2022 Sec. de Saúde

Prefeitura de Agudo inaugura espaço de Terapias Integrativas e Complementares em Saúde

“Espaço SER” oferta atendimentos e terapias complementares em saúde na atenção básica

Um espaço que reúne oficinas terapêuticas, práticas integrativas e atendimentos alternativos de saúde, baseados em conhecimentos tradicionais, com o objetivo de trabalhar a prevenção e o autocuidado. Essa é a proposta do Espaço SER, que foi inaugurado, oficialmente, na última sexta-feira (7), em Agudo.

Em seu pronunciamento durante o ato, o prefeito Luís Henrique Kittel destacou a importância das práticas integrativas e complementares, as PICs, como medidas que efetivamente pensam na saúde e não apenas no combate à doença. O Prefeito também agradeceu o recurso de 100 mil reais encaminhado pelo deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) e o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde para a concretização do projeto. “Precisamos prevenir, e não apenas remediar, essa é uma opção a mais além da parte convencional da medicina, é uma alternativa de prevenção”, destacou.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Barchet, a Administração tem investido na área de saúde com o objetivo de garantir bem-estar e qualidade de vida à população. “Ampliamos os atendimentos nas unidades de saúde, trouxemos novas especialidades, e agora inauguramos um espaço essencial para a prevenção e cuidado ao nosso povo”, destacou a gestora.

O Espaço SER oferece gratuitamente diversas práticas integrativas e complementares em saúde à comunidade, que contribuem com a saúde física e mental, como auriculoterapia, reiki e aromaterapia. Além disso, o local oferta oficinas terapêuticas em grupo e em breve passará a contar com a prática de yogaterapia. As terapias são preventivas e podem ser aliadas ao tratamento convencional dos usuários. Semanalmente, estima-se que são atendidos, em média, 80 pacientes. No espaço também estão sendo realizados atendimentos em fisioterapia e nutrição.

A coordenadora do Espaço SER, Verônica Scardoelli, explica que os usuários podem chegar ao local para usufruir das terapias tanto por demanda espontânea, quando há interesse e necessidade, identificada a partir de acolhimento, anamnese e direcionamento para a terapia mais adequada, como também por encaminhamento a partir de profissional de saúde, seja da atenção básica ou da rede particular. “Nosso foco é oferecer um espaço que trabalha a prevenção e o autocuidado, em um ambiente de convivência para pensar na saúde mental”, finaliza Verônica.

O local fica na rua General Flores, nº 500, no Centro de Agudo, próximo a Prefeitura. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

AS PICS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) denomina as PICS como “medicinas tradicionais e/ou complementares”, e estas foram institucionalizadas no SUS, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Atualmente, o SUS reconhece 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares, por meio de evidências científicas, que têm mostrado benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

Em Agudo, tramita na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei 87/2022, de autoria do Executivo, que institui o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Educação Popular em Saúde. Conforme a justificativa do projeto, as PICS promovem o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cuidado e autocuidado, possuindo grande potencial de redução de medicações e estimulando sua utilização racional, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida e atuar de forma complementar aos tratamentos convencionais.