24/01/2022

Prefeitura anuncia construção de novas redes de água no interior

Governo Municipal divulgou também parceria com o Estado para perfuração um poço artesiano e a escavação de dez açudes

\r\n\r\n

A água é um direito essencial do ser humano. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental de Agudo (SEDERGA) vem trabalhando intensamente para minimizar os efeitos de estiagens e prevenir a escassez de água potável no município.

\r\n\r\n

Pensando em resolver demandas históricas, a Prefeitura de Agudo anunciou o cronograma e a execução, por meio de recursos próprios, das próximas cinco (5) redes de água do município. Serão as seguintes: Porto Alves, beneficiando 50 famílias; Linha Morro Pelado, beneficiando 11 famílias; Linha Morro Agudo, beneficiando 14 famílias; Cerro dos Behling, beneficiando 30 famílias; e Linha Teotônia Sul/Canto Paraná, que atenderá 80 famílias.

\r\n\r\n

O Executivo também anunciou a parceria do Governo do Estado, por meio do Programa “Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural”, que subsidiará projetos de perfuração poço artesiano e a escavação de açudes.

\r\n\r\n

A perfuração de um novo poço artesiano será na localidade de Rincão do Pinhal. “Trata-se de uma demanda antiga, que vai contemplar mais de 30 famílias da região, já temos o projeto todo da rede d’água para aquela comunidade, graças o empenho dos moradores”, reiterou o Secretário de Agricultura de Agudo, Giovane Neu. Além disso, serão escavados dez (10) microaçudes, em diferentes localidades do interior do município.

Outras medidas

\r\n\r\n

A Prefeitura de Agudo destaca ações que estão sendo tomadas desde antes do início da estiagem. Foram mais de 1,7 milhões de litros de água potável entregue; mais de 350 mil litros de água não potável entregues, em 2022; destinação de 100 caixas d'água e 30 mil metros de mangueiras; e a disponibilização de 5 retroescavadeiras para abertura e limpeza de bebedouros e açudes.

\r\n\r\n

Também, o Executivo contratou um caminhão pipa com capacidade de 12.000 litros de água potável, ampliando a capacidade de entrega; construção de mais de 60 fontes protegidas; e articulação com o Governo do Estado para subsídio de 100% para produtores agudenses no Programa do Milho Troca-Troca, conforme o Decreto de Emergência reconhecido pelo Estado e pela União.

\r\n