Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
20/12/2023 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Papo de Mãe: Encontro de gestantes que promove informação e apoio a comunidade

A equipe já está empenhada no planejamento de novas atividades para o próximo ano, visando continuar promovendo informação e apoio à comunidade.

Durante o segundo semestre deste ano, as dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi palco de encontros significativos para gestantes, onde temas cruciais foram abordados visando o bem-estar e a saúde tanto da mãe quanto do bebê.

 

Em parceria com o Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tia Laurinha e o Programa Criança Feliz, esses eventos foram conduzidos com maestria pela equipe do CRAS e da unidade de saúde, contando com a valiosa colaboração de diversos profissionais.

 

Os encontros abrangeram uma gama diversificada de tópicos, desde a importância do pré-natal até orientações específicas para as diferentes fases da gestação. Questões como cuidados de higiene, prática de atividade física adequada à gestação, orientação nutricional abordando alimentação saudável, suplementação de ferro, ácido fólico e vitamina A, foram minuciosamente discutidas, especialmente em áreas endêmicas.

 

Sinais de alerta foram abordados de forma clara e informativa, proporcionando às gestantes conhecimento sobre o que fazer em situações como sangramento vaginal, dor de cabeça, transtornos visuais, dor abdominal, febre, perdas vaginais, dificuldade respiratória e cansaço.

 

A Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Rosangela Ribeiro Roubuste, enfatiza o compromisso da Rede em dar o suporte integral ás famílias, durante a jornada de cada gestante.

 

“Nosso compromisso é oferecer suporte integral às famílias, e nos encontros de gestantes, buscamos não apenas informar, mas também criar um espaço acolhedor onde as futuras mães se sintam empoderadas e apoiadas em sua jornada", destaca Maria Rosângela.

 

O resgate da importância do parto normal foi enfatizado, promovendo uma compreensão mais profunda sobre gestação, parto, puerpério e aleitamento materno como processos fisiológicos naturais. O aleitamento materno recebeu atenção especial, com orientações específicas e incentivo para aquelas mulheres que, por alguma razão, não poderão amamentar.

 

Já a Secretária de Saúde, Graciela de Lima Barchet, salienta que o Papo de Mãe e uma oportunidade única na promoção de cuidados diversos no período de gestação e do puerpério.

 

“O 'Papo de Mãe' uma oportunidade única de promover cuidados abrangentes, capacitando as futuras mães com informações essenciais para uma gestação saudável e um início de vida promissor para os pequenos cidadãos que estão a caminho", destaca Graciela.

 

Além disso, a equipe proporcionou informações cruciais sobre cuidados após o parto, tanto para a mulher quanto para o recém-nascido, incentivando o retorno aos serviços de saúde para consultas regulares. A importância dos testes de triagem, como o teste do pezinho, teste do olhinho e teste da orelhinha, bem como a relevância das vacinas, foi amplamente destacada.

 

O Prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, destaca a importância no fortalecimento dos laços e no conhecimento que é compartilhado em cada um dos encontros realizados.

 

"Nos encontros de gestantes do 'Papo de Mãe', é fortalecido laços, compartilhado conhecimento e celebrado pelas gestantes a jornada única de cada futura mamãe, construindo uma rede de apoio que perdura para toda a vida", destaca Kittel.

 

A saúde mental e a prevenção da violência doméstica também foram temas abordados, reforçando a necessidade de suporte emocional durante a gestação e pós-parto. Destaque especial foi dado à participação ativa dos pais, enfatizando seu papel crucial no desenvolvimento saudável da criança.

 

Todas as atividades foram desempenhadas por servidores do CRAS e da ESF Tia Laurinha, além de contar com a parceria de profissionais das áreas, dos temas debatidos, da comunidade em geral. A equipe já está empenhada no planejamento de novas atividades para o próximo ano, visando continuar promovendo informação e apoio à comunidade.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé