11/10/2022 Sec. da Saúde

Outubro Rosa: Prefeitura de Agudo realiza atividades de prevenção ao câncer de mama

Ações acontecem no interior e na cidade, com objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama

O Outubro Rosa é o mês de conscientização, prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama. Em alusão a data, a Prefeitura de Agudo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atividades para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e saúde da mulher.

As atividades acontecem nas unidades de saúde da cidade e do interior. Diariamente, conforme agendamento, acontece ações de intensificação de atendimentos para coleta de preventivos, testes rápidos e oferta de mamografia.

No dia 22 de outubro, está previsto o dia “D” da campanha, em parceria com o Conselho da Mulher e Rotary Club, com uma programação especial nos postos de saúde da cidade. Na oportunidade, serão realizadas coletas de preventivos, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, solicitação de Mamografias, e orientações preventivas. Os exames devem ser agendados pelo telefone 55 32651913 (Centro de Saúde) ou 5532653274 (UBS Tia Laurinha).

Já no dia 26 de outubro, a partir das 13h30, haverá um Encontro de Saúde da Mulher, onde serão abordadas temáticas referentes à saúde da mulher e realizada uma aula de dança. O evento acontece na Comunidade Perpétuo Socorro, na Nova Boêmia.

Desde março deste ano, as mulheres do município passaram a contar com atendimento de ginecologista na atenção básica.

O câncer de mama e autoexame

O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.