Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
10/11/2022 Sec. de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Olhar para o campo: Prefeitura irá adquirir novos implementos agrícolas

Doze (12) novos equipamentos serão comprados com recursos oriundos de emendas parlamentares e recursos próprios

 

A Prefeitura de Agudo irá adquirir mais doze (12) implementos agrícolas que serão destinados a associações de produtores rurais de localidades do interior do município. O projeto prevê o investimento de R$ 273 mil para compra de um distribuidor de calcário, duas ensiladeiras estacionárias, duas grades aradoras, uma semeadora para plantio diretora e seis subsoladores. 

Os equipamentos serão comprados com recursos oriundos de emendas parlamentares e recursos próprios do município e beneficiarão mais de 300 famílias do interior. O projeto visa fomentar a agricultura familiar, reduzir o êxodo rural e incentivar o associativismo rural, modalidade que favorece o trabalho e o desempenho dos projetos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental (SEDERGA). 

Desde o ano passado, nove implementos já haviam sido cedidos para associações de produtores, como distribuidor de calcário, balança para pesagem de gado e grades aradoras, além de um veículo para a Associação de Produtores Rurais de Agudo - Asproag. A partir de 2023, a Prefeitura de Agudo prevê ainda disponibilizar um trator para auxiliar as associações, a partir de uma rotatividade nas comunidades, conforme a necessidade. 

O prefeito Luís Henrique Kittel reitera que a ação auxiliar na melhora das condições de trabalho e a qualidade de vida no meio rural. “Essa é uma forma de modernizar e potencializar a produtividade agrícola, além de incentivar a diversificação e agregar mais renda às famílias”, finalizou.

“São conquistas históricas para a agricultura agudense”, disse o Secretário Municipal de Agricultura, Giovane Neu, que destaca também que o setor técnico e administrativo da pasta vem fortalecendo o trabalho em projetos que objetivam o desenvolvimento agrícola e atenda aos anseios da população, como o “Água Para Todos”, “Pró-Morango” e “Pró-Leite”.

Ainda na última sexta-feira, 4, o Secretário esteve reunido com os representantes das associações. “Nos alegra ouvir dos presidentes que está indo tudo muito bem”, diz Neu, quanto aos trabalhos dos grupos que já receberam implementos em suas comunidades. 

 

INVESTIMENTOS NA AGRICULTURA

Como uma forma de valorizar o setor primário de Agudo, o Executivo Municipal aumentou os investimentos na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental. Comparado ao último ano, o orçamento da pasta teve um acréscimo de 40%, tendo à disposição mais de 4 milhões para investimentos.

Esse é o maior valor destinado à pasta na história do município. “Um compromisso que nos dá a certeza que temos um governo que trabalha para o desenvolvimento agrícola de Agudo”, destaca Giovane Neu, gestor da pasta.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé