Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
17/10/2022 Sec. de Educação e Desporto
COMPARTILHAR NOTÍCIA

"Nos Trilhos da Leitura": Agudo terá primeira Jornada de Literatura Infantojuvenil

Evento tem como objetivo incentivar a leitura e a educação no município

O projeto “Nos Trilhos da Leitura”, que possibilita a itinerância das Malas de Leitura e eventos literários, continua neste ano pelas escolas municipais de Agudo. As dez escolas participantes, incluindo as de educação infantil, dividem 20 malas de leitura que viajam pelos educandários, encurtando a distância entre o livro e o leitor. A cada 30 dias, as Malas fazem o giro, para que outras cheguem na escola, e assim, cada escola vai recebendo um novo acervo itinerante a cada período. Além disso, o projeto traz atividades como as Feiras de Leitura, que envolvem escola e comunidade, propõe piqueniques e encontros literários.

Proposta pelo projeto, acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro, a primeira edição da Jornada de Literatura Infantojuvenil, no Clube Centenário de Agudo. O evento com edição internacional vai movimentar a semana no município com espetáculos para todas as idades, oficinas e Mesa Redonda direcionada para professores. A abertura, no dia 19, será com o espetáculo “No fundo da mata ouvi...”, com Roberto Freitas, às 19h. Dia 20, acontece a Mesa Redonda - Nos trilhos dos livros e das leituras - com os escritores André Neves, Cristiane Salles, Luciano Pontes e Sónia Gameiro Fernandes e mediação de Maurício Corrêa Leite. Durante o evento, os próprios escritores dos livros que são lidos nas escolas terão a oportunidade de dialogar com alunos e professores. O evento inicia todos os dias às 19h, também aberto à comunidade.

Paralelamente, no dia 21, acontece a Feira de Leitura, das 9h às 17h, onde as estrelas são o livro e a leitura. Os protagonistas são as crianças e as escolas participantes do projeto. E a programação conta com sessões de autógrafos dos escritores convidados da Jornada, leituras compartilhadas e mini-maratonas de leitura. No mesmo dia, as 19h, acontece o espetáculo de encerramento “Seu Rei Mando”, com Luciano Pontes e o músico Gustavo Villar. As programações são para todas as idades e toda a comunidade é convidada.

Os professores recebem nos dias 19, 20 e 21 oficinas pedagógicas. Ao todo, serão seis oficinas gratuitas ministradas pelos escritores. Ainda há vagas aos docentes de outros municípios interessados nas temáticas, e os interessados podem entrar em contato com a Prefeitura de Agudo para efetuar a inscrição. As oficinas serão realizadas na Acisa e no Polo UAB. Entre os autores presentes, está o promotor de leitura, Maurício Leite, de Portugal. Leite é um dos idealizadores do projeto "Malas de Leituras", apoiado pela UNICEF e pela Universidade Solidária de Brasília, que estabeleceu um método eficiente de formação de leitores. As Malas de Leitura são bibliotecas itinerantes, contendo um acervo certificado pela Cátedra UNESCO de Leitura, incluindo obras nacionais e internacionais com reconhecimento pelos maiores especialistas em leitura. 

A proposta conta com a promoção da Prefeitura de Agudo, patrocínio da Dickow Alimentos/Arroz Rei Arthur e financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. A Produção Executiva é da Chili Produções com a Coordenação do Promotor de Leituras Mauricio Leite.

 

Espetáculo de Abertura (para todas as idades)

No fundo da mata ouvi... com Roberto Freitas (Belo Horizonte/MG)

Quando? No dia 19 de Outubro, às 19h

Quanto? Entrada gratuita

Onde? No Clube Centenário

 

Mesa Redonda – Nos trilhos dos livros e das leituras

Quando? No dia 20 de Outubro, às 19h

Quanto? Entrada gratuita

Onde? No Clube Centenário

 

Espetáculo de Encerramento (para todas as idades)

Seu rei mandou... com Luciano Pontes e o músico Gustavo Villar (Recife/PE)

Quando? No dia 21 de Outubro, às 19h

Quanto? Entrada gratuita

Onde? No Clube Centenário

 

Feira de Leitura

Quando? No dia 21 de Outubro, das 13h às 17h

Quanto? Entrada gratuita

Onde? No Clube Centenário

 

Oficinas

- Narrativas visuais e os Caminhos da Leitura, com Luciano Pontes

- A Palavra Lida e Falada, com Roberto Freitas

- Esses livros para a infância, com André Neves

- O universo mágico dos pop up’s books, com Maurício Corrêa Leite

- A criança, o adolescente e o livro literário, com Cristiane Salles

- Nossa língua portuguesa daqui e de lá, com Sónia Gameiro Fernandes

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé