07/11/2022 Sec. de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo

Lançamento do Circuito Rota dos Dinossauros acontece nesta semana

Em Agudo, inauguração será no Espaço dos Dinos, na terça-feira, 8

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar de bicicleta. Para os praticantes, é uma maneira saudável, econômica e ecológica de fazer turismo. Já para os municípios é uma ferramenta importante para divulgação do território e incentivo ao desenvolvimento econômico. Entre os dias 7 e 13 de novembro, acontece a abertura oficial do Circuito Rota dos Dinossauros.

O principal objetivo do projeto é tornar viável um circuito nas regiões Central e Centro-Serra do Rio Grande do Sul, envolvendo 15 municípios: Candelária, Cerro Branco, Agudo, Restinga Sêca, São João do Polêsine, Dona Francisca, Ibarama, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Sobradinho, Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete.

O lançamento em Agudo acontece na terça-feira, 8, no “Espaço dos Dinos”, a partir das 17 horas.

O circuito é proposto pela União dos Municípios do Circuito Paleontológico – UMCP, com o apoio de prefeituras. Ele foi planejado para ser percorrido de bicicleta e construído para aqueles que preferem o contato com a natureza, por isso o trajeto passa preferencialmente por estradas não pavimentadas (chão batido).

No município de Agudo, a Prefeitura também realizou a instalação de vinte e duas (22) placas de sinalização da rota, em pontos estratégicos. A Rota dos Dinossauros visita no município locais como a Igreja Evangélica de Confissão Luterana e CTG Sentinela do Jacuí, e percorre localidades como Cerro Chato, Linha Teutônia e Linha Boêmia.

A região por onde o turista irá passar possuem condições propícias à formação e preservação de fósseis, fato que deu o nome a rota. Ao percorrê-la irá encontrar algumas réplicas de dinossauros pelo caminho.

Circuito completo:

Dia 1: Candelária à Cerro Branco - Distância: 31,72 Km (Ganho de Elevação: 358 m)

Dia 2: Cerro Branco à Agudo - Distância: 46,05 Km (Ganho de Elevação: 872 m)

Dia 3: Agudo à Recanto Maestro - Distância: 52,90 Km (Ganho de Elevação: 554 m)

Dia 4: Recanto Maestro à Dona Francisca - Distância: 50,28 Km (Ganho de Elevação: 1186 m)

Dia 5: Dona Francisca à Ibarama - Distância: 61,96 Km (Ganho de Elevação: 1295 m)

Dia 6: Ibarama à Vila União - Distância: 36,23 Km (Ganho de Elevação: 1113 m)

Dia 7: Vila União à Candelária - Distância: 47,95 Km (Ganho de Elevação: 596 m)