05/05/2023

Kittel vistoria serviços de açudes em propriedades afetadas pela estiagem

Ao todo, doze (12) açudes estão sendo abertos pelo Executivo

O prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Giovane Neu, vem vistoriando o serviço de aberturas de açudes que estão sendo realizados em doze propriedades rurais do município, a partir de recursos do Avançar RS, do Governo do Estado.

Conforme o prefeito, este é um programa que oferece uma alternativa de armazenamento e retenção da água, que pode auxiliar os produtores a sanar a sede de animais e na produção agrícola, em períodos de estiagem. “Investimos no setor rural porque sabemos que, ao colocarmos recursos nas propriedades, estamos investindo na economia de Agudo como um todo”, ressalta o Kittel.

A família Bley, do Rincão do Pinhal, uma das beneficiadas pelo programa, agradece o suporte dado. “Eu fico muito satisfeito, pois não vai faltar mais água”, agradece Arsildo Bley. Na Linha Teutônia Sul, o produtor rural Eugênio Schiefelbein também destaca a importância da iniciativa. “A água é vida, e se não tem água, não tem vida”, diz Eugênio.

Os produtores rurais contemplados foram definidos a partir de muitos critérios do governo do Estado, junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comdera) e a Emater, que também acompanha a execução e finalização da obra.

Conforme o Secretário de Agricultura, Giovane Neu, a ação se soma aos esforços para o enfrentamento à estiagem. “Com a construção e limpeza de açudes e bebedouros, entregas de água potável e não potável, e mais de duas mil cestas básicas, estamos nos esforçando para atender as pessoas que tanto precisam”, destaca Giovane.

O investimento foi de cerca de 120 mil reais e está inserido no programa Irriga+ RS, uma das ações previstas dentro do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, que tem como objetivo melhorar a produção agropecuária do Estado e promover o desenvolvimento sustentável do meio rural.