13/12/2023 Sec. de Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental

Kittel sanciona lei que cria Vale Feira para valorizar agricultura familiar e servidores municipais

O Vale Feira, que será concedido mensalmente a partir de janeiro, terá o valor de 40 reais, conforme a capacidade de produção dos produtos

Em uma manhã marcante realizado no Volksgarten nesta quarta-feira (13), o Prefeito Luís Henrique Kittel sancionou a Lei 2.477/2023, que estabelece o "Vale Feira" em Agudo. Essa iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, conceder um benefício mensal de 40 reais aos funcionários públicos concursados da Prefeitura a partir de janeiro do próximo ano.

O ato contou com a presença de autoridades locais e membros da Associação dos Produtores Rurais de Agudo (Asproag), destacando o compromisso do município em impulsionar a produção local e valorizar seus servidores. O Vale Feira, calculado conforme a capacidade de produção dos produtos a serem comercializados, tem potencial para movimentar cerca de 200 mil reais anualmente nas feiras da agricultura familiar, gerando um impacto positivo na economia local.

O Prefeito Kittel ressaltou a importância da medida. "Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer a agricultura familiar, reconhecendo a importância desse setor para o desenvolvimento de nossa comunidade. Ao mesmo tempo, queremos oferecer um benefício aos nossos servidores públicos concursados, incentivando o consumo de produtos locais", disse.

O Vale Feira beneficiará diretamente os produtores rurais do município associados à ASPROAG e às Agroindústrias Municipais. O feirante Sergio de Mello expressou sua satisfação. "O projeto é importante para valorizar o nosso trabalho e garantir incentivo para permanecermos na roça", destacou.

Os produtos comercializados por meio do Vale Feira serão fornecidos por agricultores previamente cadastrados na Prefeitura Municipal. Além disso, a utilização do Vale Feira deverá ocorrer dentro do trimestre de crédito, assegurando que o benefício seja aproveitado de maneira regular e contínua. Gerson Kiefer, presidente do SINDISERMA, elogiou a iniciativa. "Recebemos muito bem a medida, pois ela beneficia dois grandes segmentos da nossa sociedade, que são os servidores municipais e agricultores", disse.

Com a implementação do Vale Feira, Agudo se destaca como um exemplo de município que busca equilíbrio entre o fortalecimento da agricultura familiar e o reconhecimento do trabalho dos servidores municipais, contribuindo para uma comunidade mais próspera e unida.